quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Filmes brasileiros participarão de festival de cinema na Espanha


Os filmes Tony Manero, de produção chilena-brasileira e dirigido por Pablo Larraín, e Leonera, de Argentina-Brasil-Coréia do Sul, de Pablo Trapero serão os brasileiros que concorrerão na seção Horizontes Latinos do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha.

No evento são reunidas as melhores e mais renovadoras criações do cinema latino-americano do último ano.

Os responsáveis pelo festival, que será realizado de 18 a 27 de setembro, anunciaram nesta quarta-feira os 14 filmes que concorrerão ao Prêmio Horizontes Latinos. Outros dois longas-metragens fora de concurso também se somarão a eles.

São filmes produzidos na América Latina, dirigidos por cineastas de origem latina ou que se inspiraram em comunidades latinas do mundo, e as regras do festival impedem que os mesmos tenham sido apresentados em outro evento do gênero na Espanha.

Uma produção germano-holandesa, que é a nova obra da diretora de Forever (2006), Heddy Honigmann, inaugurará a seção com uma história sobre uma cidade esquecida, Lima, na qual algumas crianças sobrevivem descobrindo a arte da vida nas ruas.

Em Horizontes Latinos se apresentarão também filmes premiados recentemente em festivais internacionais como a mexicana Parque Vía, de Enrique Rivero, que na semana passada ganhou o Leopardo de Ouro, no Festival de Locarno (Suíça).

O Festival Internacional de Cinema de San Sebastián foi criado em 1953 como uma semana internacional de cinema, mas passou a entregar prêmios oficiais em suas categorias mais importantes em 1955.

Para acessar o site oficial: www.sansebastianfestival.com

fonte: EFE

Nenhum comentário: