quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Começa ciclo de documentários espanhóis em São Paulo
A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, irá abrigar, a partir desta quarta-feira (2/9), um ciclo com documentários espanhóis inéditos em circuito comercial.
Será uma oportunidade que o cinéfilo paulistano terá para conhecer obras elogiadas de diretores desconhecidos, como José Luis Guerin (En la Ciudad de Sylvia, atração da última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) - que apresentará En Construcción, considerado por muitos críticos como a sua obra-prima -, e Mercedes Álvarez, que com O Céu Gira, a atração do ciclo, encantou os cinéfilos cariocas no Festival do Rio de 2005.
Na ocasião, os fãs de Julio Medem (Caótica Ana) poderão conhecer sua faceta de documentarista com Pelota Basca - Pele Contra a Pedra, que reflete o conflito separatista do autodenominado "País Basco", que tem a organização ETA (Euskadi Ta Askatasuna, basco para Pátria Basca e Liberdade) como sua temida organização armada.
Algumas outras atrações não devem ser menosprezadas. É o caso de El Tren de la Memoria, de Marta Arribas e Ana Pérez, que versa sobre a história de imigrantes espanhóis que tentaram vida melhor em outros países da Europa durante os anos 60 - quando a Espanha ainda atravessava o duro regime de Franco.
Também é o caso de El Otro Lado... Un Acercamiento a Lavapies, de Básel Ramsis, que foca os guetos de Madri; Extranjeras, de Helena Taberna, sobre mulheres imigrantes e a luta diária contra o preconceito e as demais dificuldades de adaptação; e Un Instante en la Vida Ajena, de José Lui López-Linares, sobre a pioneira do cinema Madronita Andreu.
A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, próxima ao metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215).
Veja a programação completa (sempre na Sala Petrobras):
Dia 3/9 (quarta-feira)
18h - En Construcción, de José Luis Guerin.
20h30 - Pelota Basca – Pele Contra a Pedra, de Julio Medem.
Dia 4/9 (quinta-feira)
16h30 - El Otro Lado… Un Acercamiento a Lavapies, de Básel Ramsis.
19h - Extranjeras, de Helena Taberna.
Dia 5/9 (sexta-feira)
17h30 - Un Instante en la Vida Ajena, de José Lui López-Linares.
Dia 6/9 (sábado)
14h - En Construcción, de José Luis Guerin.
16h30 - O Céu Gira, de Mercedes Álvarez.
19h - El Otro Lado… Un Acercamiento a Lavapies, de Básel Ramsis.
Dia 7/9 (domingo)
16h - En Tren de la Memoria, de Marta Arribas e Ana Pérez.
18h - Pelota Basca – Pele contra a Pedra, de Julio Medem.
20h30 - Un Instante en la Vida Ajena, de José Lui López-Linares.
fonte: yahoo cinema
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário