sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Danny Boyle vence Festival de Toronto


O diretor britânico Danny Boyle, de Trainspoitting e A Praia, venceu o prêmio do público no Festival do Toronto, o único deferido no certame, com a comédia Slumdog Millionaire. Passada em Bombaim, na Índia, conta a história de um jovem analfabeto que vence a versão local do programa Who Wants To Be a Millionaire?, tendo como pano de fundo os problemas sociais, econômicos e politicos do pais. Criticos salietaram o humor cáustico, um triunfo do roteirista Simon Beaufoy (Ou Tudo Ou Nada), que adaptou para as telas o livro Q&A, do escritor indiano Vikas Swarup.

O melhor filme canadense ficou com Lost Song, de Rodrigue Jean, da longínqua provincia de Yellowkniffe. Descendente de portugueses, adotou a pratica de tirar o "s" do nome, costume da maior parte dos portugueses imigrantes no Canadá. Uma menção especial foi dada a Adoration, de Atom Egoyan, que já havia conseguido o Prêmio do Juri Ecumênico em Cannes esse ano pela mesma obra. Egoyan foi por quatro vezes vencedor do prêmio principal nesse festival, ele que mora em Toronto.

A edição desse ano foi marcada pelo fracasso de vários filmes, como Queime Depois de Ler e A Vida Secreta das Abelhas, além da decepção de Ensaio sobre a Cegueira, cuja festa de lançamento foi eclipsada pela mau humor de Adam Brody e com a irada fala de Mark Ruffalo contra a candidata à vice-presidente Sarah Palin, a governadora do Alaska que é a Rosinha Garotinho dos americanos, adepta ao criacionismo e contra o aborto. Ruffalo é filho de canadenses francofônicos e fez um acalorado discurso contra a candidatura John McCain.

Anne Hathaway se destacou por sua atuação em Rachel Getting Married, de Jonathan Demme, e Mickey Rourke foi muito assediado por The Wrestler, de Darren Aranofsky, vencedor de Veneza. The Hurt Locker, drama passado no Iraque dirigido por Katherine Bigalow, e Lymelife, do americano Derick Martini, ganharam menção dentro do programa Discovery.

O filme de fechamento foi Disgrace, baseado no aclamadíssimo livro Desonra, do vencedor do Pulitzer e do Nobel J. M. Coetzee, com John Malkovich envolvido num escândalo de assédio sexual. Menos da metade da platéia permaneceu até o fim, segundo relatos.

Nenhum comentário: