Com o objetivo de promover uma reflexão sobre as origens da arte cinematográfica, a Biblioteca Pública Roberto Santos (temática em cinema), localizada na zona sul da cidade de São Paulo, convidou o crítico Celso Sabadin para ministrar um curso sobre cinema mudo. Sabadin explica que procurará desmistificar os preconceitos que existem em relação a esse tipo de produção. "Na cabeça da maioria das pessoas, o cinema mudo se restringe às comédias do Gordo e o Magro ou de Chaplin. Porém, com exceção dos musicais, todos os gêneros cinematográficos foram criados naquela época", afirma.
As aulas serão ilustradas por projeções de trechos de filmes raros como A Chegada do Trem na Estação (1895), feito pelos irmão Lumière na Estação de La Ciotat, na França. Também estão programadas a exibição de Viagem à Lua (1902), de Georges Méliè e O Grande Assalto ao Trem (1903), de Edwin S. Porter, tido como o primeiro faroeste da história do cinema.
A Biblioteca Pública Roberto Santos fica na Rua Cisplatina, 505, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (Zona Sul). Inscrições para o curso podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone (11) 2273.2390 e (11) 2163.0901. As aulas acontecem até 27/10, sempre às segundas-feiras, às19hs, gratuitamente.
fonte: cineplayers
Nenhum comentário:
Postar um comentário