Após algumas promessas durante os encontros de co-produção realizados no festival Anima Mundi, em julho deste ano, o Ministério da Cultura anunciou finalmente o lançamento das novas políticas públicas para a animação nacional. Durante o festival Granimado, que acontece entre os dias 9 e 12 de outubro em Gramado, Rio Grande do Sul, será anunciado um edital inédito para o setor, incluindo ações previstas e recursos destinados para a nova iniciativa.
Na sexta-feira, 10, estarão reunidos na mesa de apresentação o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin. Após o anúncio do Programa Nacional de Animação, serão apresentados ainda os detalhes do programa AnimaTV, concurso também inédito para o desenvolvimento de séries de animação.
O projeto, que deve funcionar nos mesmo moldes do DOCTV, visa também criar parcerias entre as redes públicas de TV e produtores independentes da área. Além do ministro e do secretário do Audiovisual, participam ainda deste lançamento a presidente da TV Brasil, Tereza Cruvinel, o diretor-presidente da TV Cultura, Paulo Markum, e o representante da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, Áureo Mafra.
Durante o festival também haverá debates que contarão com a presença dos diretores da Ancine, Mário Diamente e Sérgio Sá Leitão, e do presidente Manoel Rangel. O Granimado promove ainda um encontro Brasil-Canadá de profissionais da área de animação, com destaque para a presença de Mac Holyoke, produtor executivo do Pipeline Studios, que produz a série infantil de sucesso Backyardigans.
Homenagem
Com o anúncio das novas medidas para o setor de animação, a ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) decidiu prestar uma homenagem ao Ministro da Cultura por seu apoio ao setor, com a concretização de uma política específica para a animação brasileira. O anúncio das novas medidas e a solenidade de entrega do Prêmio ABCA a Juca Ferreira acontecem na sexta-feira, dia
Granimado – Festival Brasileiro de Animação (de
Local: Palácio dos Festivais – Av. Borges de Medeiros, 2.697
fonte: revista de cinema
Nenhum comentário:
Postar um comentário