quarta-feira, 26 de novembro de 2008

1° Festival de Cinema da União Européia na China


O filme "Dot.com", do português Luís Galvão Teles, abre segunda-feira (1º de dezembro) o 1º Festival de Cinema da União Européia na China, que se estende até 20 de dezembro em Pequim, com 24 obras de outros países.

Trata-se também da única comédia do programa, o que, segundo os organizadores, é "uma maneira bem disposta" de iniciar o evento.

"Dot.com", um filme de cerca de uma hora e meia e que estreou em Portugal em 2007, será exibido no Centro Cultural Francês, um dos quatro palcos do festival, com legendas em inglês e chinês.

O festival, organizado pela presidência francesa da União Européia e a delegação da Comissão Européia em Pequim, pretende "proporcionar um melhor conhecimento" da UE, "sublinhar a dimensão cultural da União" e "aumentar o intercâmbio com a China no campo audiovisual".

Apenas Dinamarca, Malta e Romênia não estão representados no evento.

A programação inclui alguns dos filmes europeus recentes com maior sucesso internacional, entre eles "La Môme" ("La Vie en Rose"), do francês Olivier Dahan, e "The Last King of Scotland" ("O Último Rei da Escócia"), do britânico Kevin Macdonald.

A seleção - um filme por cada país - levou em consideração a atualidade e a adesão do público dos respectivos países, salientaram os organizadores. "Não iremos mostrar filmes de vanguarda, só para cinéfilos", disse o embaixador da delegação da Comissão Européia na China, Serge Abou, ao apresentar o festival.

A China importa apenas 40 filmes por ano, a esmagadora maioria norte-americanos.

Na semana passada, a co-produção germano-luxemburguesa "A2 Racer" era o único longa-metragem europeu em exibição em Pequim, contra cinco dos Estados Unidos.

Quanto ao número de salas, o domínio de Hollywood era ainda mais esmagador: o último 007, "Quantum of Solace", por exemplo, passa em trinta salas - 25 a mais do que "A2 Racer" e mais, também, do que qualquer dos 13 filmes chineses em cartaz.

fonte: Lusa

Nenhum comentário: