quinta-feira, 12 de março de 2009

Debate em São Paulo marca lançamento de festival


A recessão econômica não poupa ninguém. Nem mesmo o consolidado circuito de festivais brasileiros. Logo, vem a calhar que nesta quinta-feira (12/03) aconteça em São Paulo o lançamento oficial do Festival de Vídeo Tela Digital, um novo festival com uma proposta diferente de difusão. Na mesma data, também será lançado o Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo 2009, ambos encampados pela Associação Cultural Kinoforum.

Justamente porque o evento será seguido de um debate sobre os Festivais Audiovisuais, aberto ao público. Considerando o panorama atual, que já afetou dois festivais importantes como o É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários e o Cine PE - Festival Audiovisual do Recife, no primeiro semestre.

Esses festivais, que acontecerão em março e maio, respectivamente, fazem parte dos eventos convidados do Programa Petrobras Cultural, mas não tiveram a confirmação do patrocínio este ano.

O Presidente do Fórum de Festivais, Francisco César Filho em entrevista ao Cineclick disse: "Este será um ano complicado para o audiovisual no Brasil, por causa da retração da Petrobras no primeiro semestre e a modificação do edital que joga todas as verbas dos festivais audiovisuais para o segundo semestre.

A instituição alegou em seu site a mudança devido a "necessidade de adequação do cronograma às possibilidades do fluxo de caixa da companhia, no cenário da crise financeira mundial".

Um aspecto que preocupa a todos é que os festivais são considerados uma grande vitrine para os realizadores e salientou César Filho: "em algumas localidades são a única possibilidade de acesso ao público para ver produções brasileiras e/ou de um cinema mais empenhado artisticamente". Os relatos locais e estaduais são semelhantes aos de outros setores: as empresas estão retendo dinheiro em caixa.

Apesar dos acontecimentos, "acredito que em momentos de crise temos que manter uma postura otimista", disse Zita Carvalhosa, Presidente da Kinoforum e Diretora do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. "A questão da distribuição está sempre em pauta e, apesar de alguns dizerem que há festivais demais, achamos que não. Os festivais, especialmente para os curtas, cumprem a função de serem um ponto de encontro e ideias."

E justifica o lançamento do Tela Digital como um desafio na integração de mídias, a internet e televisão como janela de exibição de curtas-metragens.

A primeira edição é considerada um piloto do formato pioneiro. Os vídeos são cadastrados no site, sem qualquer restrição aos temas, duração e ao circuito de festivais, o ineditismo do conteúdo só é pré-requisito na programação televisiva. A programação do site é feita através de convites para curadorias.
Espantada com a visibilidade e as inscrições no festival Zita comemora a parceria com a TV Brasil no projeto. O texto inspirador de José Araripe (Esses Moços) conclama vídeos com ‘outros olhares, outras linguagens e até anti-tendências’. "Talvez por isso, entre muitos gêneros, o experimental tem se destacado nas inscrições. O bacana é essa não-restrição e também que muito desses conteúdos nunca chegaram ao público", completa.

As apostas no mundo virtual são grandes, mas ao falar da exclusividade para a internet do Guia dos Festivais, em sua 11ª edição, Zita pondera: "a opção tem dois lados, como nessa crise lançar um guia impresso quando os festivais não têm suas datas absolutamente definidas? Seria um erro. A internet nos permite agilidade, maior acesso à informação, mas não sabemos o que se ganha ou se perde com essa experiência".

Esses e outros pontos relativos à difusão de conteúdo audiovisual no país deverão ser abordados no debate por Francisco César Filho, a jornalista Maria do Rosário Caetano; o realizador Fernando Coimbra (Trópico das Cabras); Celso Gonçalves, Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas - SP com mediação de Zita Carvalhosa.

Serviço:
Lançamento do Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo 2009
Debate sobre Festivais Audiovisuais
Apresentação do Festival de Vídeo Tela Digital
Quinta-feira (12/3), às 21h00
Espaço Unibanco de Cinema: Rua Augusta, 1475 - Consolação.
Telefone: (11) 3288-6780


fonte: cineclik

Nenhum comentário: