quarta-feira, 4 de março de 2009

Vem aí a mostra "Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito"

Começa no dia 7 de março a mostra "Cinema Nacional Legendado", uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale em parceria com a ARPEF (Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica) e com o Centro de Produção de Legendas (CPL).

Esta é a 6ª edição do evento que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), sempre aos sábados, às 17h. A entrada é franca. A proposta de inclusão dos deficientes auditivos e visuais no mundo da 7ª arte é um esforço digno de aplausos e merece apoio.

É louvável a força do CCBB do Rio de Janeiro, equipando sua sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados com tecnologia avançada, que descreve as cenas para quem não pode ver. Com este processo, que grava e transmite as "imagens" por fones às pessoas com deficiência visual, o filme pode ser repetido inúmeras vezes. No passado, a audiodescrição era feita "ao vivo", por atores especialmente treinados para narrar as cenas.

Como nos anos anteriores, em 2009, serão exibidos sempre dois filmes por mês. Em março, os selecionados para a mostra são: O documentário "Sentidos à Flor da Pele" nos dias 07 e 21, e "Meu Tio Matou um Cara", de Jorge Furtado, nos dias 14 e 28.

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. A distribuição de senhas é realizada uma hora antes da sessão. Para maiores informações: (21) 3808-2020.


fonte: adoro cinema

Nenhum comentário: