sábado, 2 de maio de 2009

Confira os vencedores do Tribeca Film Festival 2009


Na noite desta quinta-feira (30/4), ocorreu em Nova York a cerimônia de encerramento e revelação dos vencedores da mostra competitiva dos prêmios da oitava edição do Festival de Tribeca, promovido por Robert De Niro, que ainda ocorre na cidade norte-americana até domingo (3/5).

O drama iraniano Darbareye Elly, de Asghar Farhadi, levou o prêmio de Melhor Longa-Metragem de Ficção. O júri, formado por Bradley Cooper, Uma Thurman, Todd Haynes, Meg Ryan e Richard Fischoff, justificou: "A universalidade dos personagens e temas faz com que o filme derrube barreiras e aprofunda nosso entendimento do mundo que compartilhamos".

Ao eleger "Darbareye Elly" (Sobre Elly) como melhor filme, o júri disse que foi "unânime na sua paixão por esse singular exemplo de cinematografia". O filme, dirigido por Asghar Farhadi, que ganhou o prêmio de direção no Festival de Berlim, em fevereiro, é sobre um grupo de colegas de escola que se reúnem para uma viagem de fim de semana no Mar Cáspio.

Os jurados do prêmio para o melhor documentário foram os cineastas Liz Garbus e Morgan Spurlock, o autor e acadêmico Henry Louis Gates Jr., a atriz Whoopi Goldberg e o âncora da NBC Brian Williams.

O prêmio de Melhor Documentário foi para Racing Dreams, dirigido por Marshall Curry, foi um dos favoritos do público, que acompanha três jovens pilotos cujo sonho é se tornarem profissionais da Nascar, categoria automobilística bastante popular nos EUA. O estreante Rune Denstad Langlo foi premiado como Melhor Novo Cineasta pelo trabalho em North.

Ciarán Hinds foi o Melhor Ator por sua atuação como um viúvo atormentado no filme "The Eclipse", inspirado no texto de Conor McPherson. E Zoe Kazan foi premiada como Melhor Atriz pela atuação em The Exploding Girl, o estudo de personagem de Bradley Rust Gray para uma república estudantil no Brooklyn durante o verão.

O documentário Defamation, que aborda o antissemitismo nos dias atuais, recebeu menção honrosa do júri, enquanto Ian Olds foi premiado como o Melhor Novo Documentarista pelo trabalho em Fixer: The Taking of Ajmal Naqshbandi, sobre o assassinato de um afegão contratado por empresas jornalísticas para trabalhar no Afeganistão, "Fixer" foi comprado pela HBO durante o festival. Here and There, de Darko Lungulov, foi premiado como a Melhor Narrativa Sobre Nova York.

O oitavo Tribeca Film Festival teve 85 filmes de 32 países neste ano. O evento anual foi criado por Jane Rosenthal, Robert de Niro e Craig Hatkoff para ajudar a rejuvenescer o centro de Manhattan após os ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center.

O anúncio do prêmio do público será feito na tarde de sábado.

Melhor Longa-Metragem de Ficção: "Darbareye Elly", de Asghar Farhadi
Melhor Ator: Ciarán Hinds por "The Eclipse"
Melhor Atriz: Zoe Kazan por "The Exploding Girl"
Melhor Documentário: "Racing Dreams"
Melhor Novo Cineasta: Rune Denstad Langlo por "North"
Melhor Novo Documentarista: "Fixer: The Taking of Ajmal Naqshbandi", de Ian Olds
Melhor Narrativa Sobre Nova York: "Here and There", de Darko Lungulov
Menção Honrosa do Júri: "Defamation" (documentário)

fonte: Reuters, AP, cineclik, uol cinema

Nenhum comentário: