sábado, 15 de agosto de 2009

Curta sobre a passagem de Wim Wenders pelo Brasil vence em Gramado


De volta ao quarto 666”, de Gustavo Spolidoro, venceu a mostra gaúcha de curtas-metragens da 37ª edição do Festival de Cinema de Gramado, na noite desta quinta-feira (13). A produção é um registro da passagem do cineasta alemão Wim Wenders por Porto Alegre, em 2008.

O título é uma referência ao filme “Quarto 666” (1982), no qual Wenders reuniu diretores de várias partes do mundo durante o Festival de Cannes, para falar sobre o futuro do cinema. Ao agradecer o prêmio, Spolidoro fez menção à presença de Xuxa, homenageada momentos antes da cerimônia, no Palácio dos Festivais.

“Queria aproveitar que a Xuxa está aqui e mandar um beijo pro meu pai, pra minha mãe e pro Wim Wenders”, debochou o diretor.

Apesar de não ter levado o principal prêmio da noite, o curta “Sobre um dia qualquer”, de Leonardo Remor, venceu em cinco categorias: direção, atriz (Sissi Venturin), montagem, fotografia e direção de arte.

Quiropterofobia”, de Fernando Mantelli, levou o prêmio de melhor ator, para Nelson Diniz. O filme conta a história de um taxista que é sequestrado e no cativeiro, encontra um psicopata que é adepto de uma dieta a base de sangue humano.

Confira a lista completa dos curtas premiados na mostra gaúcha de cinema:

Melhor filme:De volta aao quarto 666”, de Gustavo Spolidoro”

Melhor diretor: Leonardo Remor, por “Sobre um dia qualquer

Melhor ator: Nelson Diniz, por “Quiropterofobia

Melhor atriz: Sissi Venturin, por “Sobre um dia qualquer

Melhor roteiro:A invasão do Alegrete”, de Davi Pires e Diego Muller

Melhor música: Sérgio Rojas, por “Jogo do osso

Melhor direção de arte: Guilherme Pacheco, por “Sobre um dia qualquer

Melhor fotografia: Matheus Massochini, por “Sobre um dia qualquer

Melhor produtor: Regina Martins, por “Mapa-mundi

Melhor edição de som: Cristiano Scherer, por “Livros no quintal

Melhor montagem: Marcos Lopes, por “Sobre um dia qualquer


Neste sábado (15), serão anunciados os vencedores dos Kikitos de melhor filme nacional e estrangeiro - as premiações máximas do Festival de Gramado.

As produções nacionais que estão na mostra competitiva são "Canção de Baal", de Helena Ignez, "Cildo", de Gustavo Rosa de Moura, "Corumbiara", de Vincent Carelli", "Em teu nome", de Paulo Nascimento, "Quase um tango...", de Sérgio Silva", e "Corpos celestes", de Marcos Jorge e Fernando Severo.

Disputam a categoria de melhor filme estrangeiro os argentinos "La próxima estación", de Fernando Solanas, e "Lluvia", de Paula Hernández, o peruano "A teta assustada", de Claudia Llosa, o uruguaio "Gigante", de Adrián Biniéz, e o colombiano "Nochebuena", de Maria Camila Loboguerrero.

fonte: g1 cinema

Nenhum comentário: