sábado, 28 de novembro de 2009

Filmes brasileiros são exibidos pela primeira vez ao público italiano


Começou nesta quarta-feira (25/11), em Roma, o Cine Fest Brasil-Itália, integrante do Circuito Inffinito de Festivais. Até domingo (29/11), serão exibidos 11 filmes brasileiros inéditos para o público Italiano. A mostra oficial será realizada no Cinema Teatro Farnese, localizado na Praça Campo de Fiori, um dos mais conhecidos pontos históricos de Roma.

Um dos destaques da programação é o longa Estômago, de Marcos Jorge, uma coprodução Brasil-Itália, premiada por aqui e ainda inédita nos cinemas italianos. Além dele, fazem parte da competição: A Mulher Invisível, de Cláudio Torres; Maré, Nossa História de Amor, de Lúcia Murat; O Homem que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira; O Contador de Histórias, de Luiz Villaça; Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte; Verônica, de Maurício Farias; Divã, de José Alvarenga Jr.; Última Parada 174, de Bruno Barreto; Romance, de Guel Arraes; e Fumando Espero, de Adriana L. Dutra. A programação também inclui debates abertos com diretores e integrantes do elenco, nos quais os espectadores têm a chance de discutir e entender um pouco mais sobre as obras exibidas. Ao final, o Melhor Filme na escolha do público levará pra casa o troféu Lente de Cristal. Além disso, os filmes Verônica, Última Parada 174, Romance e Estômago serão enviados para a crítica da imprensa romana.

O Cine Fest Brasil-Itália promoverá ainda o Concurso Universitário, realizado em parceria com universidades de cinema de Roma. A competição é dividida em duas categorias: Melhor Crítica e Melhor Making Of. Na primeira, os alunos são convidados a escrever uma crítica sobre qualquer um dos filmes exibidos e o vencedor será contemplado com uma troféu Lente de Cristal e ainda terá o texto publicado na revista do Circuito Inffinito. Na categoria Making Of, ganha aquele que apresentar o melhor vídeo sobre o evento e a equipe vencedora terá seu trabalho exibido na cerimônia de encerramento do festival.

Este ano, o Circuito Inffinito de Festivais já passou por Canudos (Bahia), Buenos Aires, Miami, Vancouver, Nova York e Londres. As próximas paradas serão Madri e Barcelona.

fonte: cineclik

Nenhum comentário: