quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mostra Tiradentes divulga programação e discute paradoxos do contemporâneo


A Mostra Tiradentes divulgou a programação completa da 13ª edição do evento, que ocorre de 22 a 30 de janeiro em Minas Gerais. Paradoxos do Contemporâneo é o tema que vai nortear o festival.

A programação reforça a posição do festival como um dos principais espaços de reflexão do cinema brasileiro. Além dos encontros entre realizadores, crítica e público, o evento mantém a Mostra Aurora, dedicada a novos realizadores. Entre os selecionados estão Terras, da carioca Maya Da-Rin, e Um Lugar ao Sol, do pernambucano Gabriel Mascaro.

Tiradentes também vai exibir ao público no Cine Tenda filmes brasileiros que tiveram boa recepção em outros festivais. Lá estarão a inquietação de Insolação (exibido em Veneza), o pós-modernismo de Os Famosos e os Duendes da Morte (Berlinale), a claustrofobia social de Os Inquilinos (Mostra SP), a angústia de Natimorto (Fest Rio) e a beleza de A Falta que me Faz (Brasília).

O maior destaque do evento é a homenagem ao cineasta cearense Karim Aïnouz, cuja obra é marcada tanto por personagens vibrantes como pela tentativa deles em retomar o passado. Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, codirigido por Marcelo Gomes, abrirá a Mostra Tiradentes.

O evento mineiro também vai trazer os curtas do diretor, especialmente a trilogia Paixão Nacional, sobre desejo, e Seam, que investiga entrelaça raízes pessoais e o machismo brasileiro. O Céu de Suely, que revelou a atriz Hermila Guedes, também integra a programação.

A comédia vai aterrisar em Tiradentes com Elvis e Madona, de Marcelo Laffite, que integra a seleção Vertentes ao lado de outras três produções. Já os filmes com temática musical serão abarcados na Mostra Onda Musical que, entre outros, exibe o premiado (e careta) Dzi Croquettes, de Raphael Alvarez e Tatiana Issa.

A produção de cinema ganha espaço tanto com o 13º Seminário do Cinema Brasileiro quanto com a presença de Silvio Da-Rin, secretário do Audiovisual, que vai lançar oficialmente os editais deste ano e fazer uma exposição das políticas de fomento da SAV.

Ao longo de oito dias, a Mostra Tiradentes vai exibir 29 longas-metragens e 99 curtas – entre estes, Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho.

fonte: cineclik

Nenhum comentário: