segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Kathryn Bigelow é a primeira mulher a vencer o Directors Guild of America


Kathryn Bigelow conseguiu um feito. A cineasta é a primeira mulher a receber o prêmio de Melhor Direção, por Guerra ao Terror, na história do Directors Guild of America (DGA). Ela derrotou o ex-marido James Cameron (Avatar), Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios), Lee Daniels (Preciosa) e Jason Reitman (Amor Sem Escalas). "Este é o momento mais inacreditável de minha vida", disse Kathryn ao receber o prêmio. "É maravilhoso. Estou profundamente chocada, honrada e admirada."

Os vencedores da 62ª edição do prêmio foram anunciados na noite deste sábado (30/1), no Hyatt Regency Century Plaza, em Los Angeles. A cerimônia, comandada pelo diretor e ator Carl Reiner, teve uma plateia de 1,6 mil convidados, entre eles Jon Cryer (da série Two and a Half Men), Jodie Foster (A Ilha da Imaginação), Zoe Saldana e Sam Worthington (Avatar), Brad Pitt (Bastardos Inglórios), Gabourey Sidibe (Preciosa), Carey Mulligan (Educação), Jason Bateman (Amor sem Escalas), Christopher Nolan (Batman - O Cavaleiro das Trevas) e Robert Zemeckis (Os Fantasmas de Scrooge). Os homenageados da noite foram os diretores Norman Jewison e Roger Goodman, Robert Iger, presidente da The Walt Disney Company, Barry Meyer, da Warner Bros., Maria Jimenez Henley e Cleve Landsberg, que levou o prêmio Frank Capra.

O DGA's Award tem sido concedido aos melhores diretores desde 1948 e é um bom termômetro para o Oscar 2010, já que apenas por duas vezes o prêmio não coincidiu com o vencedor da Academia, cujos indicados serão anunciados na próxima terça-feira (2/2).

Confira a lista de vencedores:

Melhor Direção de Longa-Metragem
Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror

Melhor Direção de Filme para TV/ Minissérie
Ross Katz, por Taking Chance (HBO)

Melhor Direção de Documentário
Louie Psihoyos, por The Cove

Melhor Direção de Série Dramática
Lesli Linka Glatter, por Mad Men

Melhor Direção de Série Cômica
Jason Winer, por Modern Family

Melhor Direção de Produção Musical
Don Mischer, por We Are One: The Obama Inaugural Celebration at the Lincoln Memorial

Melhor Direção de Reality Programs
Craig Borders, por Build It Bigger Season 3: Hong Kong Bridge

Melhor Direção de Daytime Serials
Christopher Goutman, por As The World Turns (Once Upon a Time)

Melhor Direção de Comerciais
Tom Kuntz (MJZ)

Melhor Direção de Programa Infantil
Allison Liddi-Brown, por Princess Protection (Disney)

fonte: cineclik

Nenhum comentário: