terça-feira, 16 de março de 2010

Atriz Marion Cotillard e diretor Tim Burton são condecorados na França


A atriz francesa Marion Cotillard e o diretor norte-americano Tim Burton foram condecorados nesta segunda-feira (15) pelo ministro da Cultura da França, Frédéric Mitterrand, recebendo os títulos de cavaleiro e de oficial das Artes e das Letras.

A condecoração de Marion Cotillard, cuja carreira se desenvolve entre Paris e Hollywood desde o Oscar que recebeu em 2008 por "Piaf - Um hino ao amor" foi acompanhada de dor.

A atriz sufocou um gritinho ao ser espetada no momento em que Mitterrand pregou a insígnia em sua roupa, em cerimônia na sede do Ministério da Cultura, suscitando gargalhadas dos presentes.

Antes disso, Mitterrand tinha elogiado "o charme, a graça natural e a beleza" de Marion Cotillard, artista que realizou "a proeza de integrar o clube muito restrito de grandes atrizes francesas premiadas com um Oscar."

O ministro também saudou o "grande estilo" de Tim Burton. Mestre do cinema fantástico e poético nascido na Califórnia em 1958, Burton é autor dos filmes de sucesso "Edward mãos de tesoura", "A noiva cadáver" e "A fantástica fábrica de chocolate".

Seu trabalho mais recente, "Alice no país das maravilhas", inspirado no livro de Lewis Carroll, chegará aos cinemas do Brasil no dia 23 de abril.

Mitterrand elogiou o cineasta por saber mostrar "coisas maravilhosas, miraculosas, sobrenaturais," dizendo que ele é "um autor no sentido mais forte do termo, e, ao mesmo tempo, capaz de agradar a todos os públicos."

Tim Burton vai presidir a 63a edição anual do Festival Internacional de Cinema de Cannes, em maio.

fonte: g1 cinema

Nenhum comentário: