segunda-feira, 12 de abril de 2010

Rio abriga mostra com clássicos do cinema francês


Os melhores filmes franceses selecionados por grandes nomes do cinema nacional. É o que o público pode neste mês no Seleção Cinema: A França no olhar do Brasil, uma parceria entre a Fundação Eva Klabin e a Embaixada da França no Brasil. Até o fim do ano, o projeto vai exibir uma grande diversidade de obras e irá mostrar as mais relevantes produções cinematográficas francesas clássicas e recentes.

A programação foi escolhida por onze profissionais da área de cinema, entre eles João Moreira e Walter Salles, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos e Lúcia Murat, que selecionaram 28 clássicos do cinema francês, além de inéditos como Capitão Achab e Jean de La Fontaine. O projeto começou no sábado (10), na Fundação Eva Klabin, com a exibição de A Bela e a Fera - foto - (1946), um dos mais belos filmes de toda a obra surrealista e que traduz a genialidade de Jean Cocteau. A obra foi escolhida por Luiz Carlos Barreto e Renata de Almeida Magalhães.

O Seleção Cinema segue no Cinemaison, na segunda, dia 12 de abril, às 18h, com o filme Acossado (1960), de Jean-Luc Godard, escolhido por Debora Bloch, Luiz Carlos Barreto e Walter Salles, que afirma: "este é um filme genial e libertário, o ponto de partida do cinema contemporâneo. Godard subverte e reinventa a gramática cinematográfica. Depois de Acossado, tudo se tornou possível."

O acervo da Cinemateca da Embaixada da França conta com 400 filmes legendados em português, entre documentários e ficções, que são emprestados durante todo o ano para cerca de 400 instituições culturais e educativas de todo o país. Em 2009 quase 500 mil pessoas assistiram produções francesas através desta ferramenta única de difusão não comercial do cinema francês. Desde 2006, quinze mil associados também têm acesso gratuito ao melhor do cinema francês, além de debates e encontros com cineastas famosos no Cinemaison, o cineclube da Maison de France.

De acordo com o curador da Fundação Eva Klabin, Márcio Doctors, "Com a criação do cineEva, estamos realizando um sonho antigo da Fundação Eva Klabin, que é o de ter um espaço dedicado ao cinema. Esta parceria com a Embaixada da França nos deu essa possibilidade de realizar mais uma atividade cultural, com a exibição de filmes de qualidade indiscutível". O lançamento do projeto também faz parte das comemorações dos 20 anos da FEK que, pela primeira vez tem um evento ligado ao cinema.

Para a responsável pelo setor audiovisual da Embaixada da França, Brigitte Veyne, "a proposta pretende sensibilizar um público maior para o cinema independente francês, através de um olhar brasileiro sobre a nossa cinematografia. Este diálogo entre a França e o Brasil consolida também a programação do Cinemaison e torna possível a programação regular no cineEva, o novo cineclube da Fundação Eva Klabin".

fonte : JB Online, terra cinema

Nenhum comentário: