quarta-feira, 8 de outubro de 2008

3ª edição do festival latino premia melhor diretor com R$ 110 mil


Começou segunda (06/10) e vai até domingo, dia 12, o 3° Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino. O evento, que oferecerá o Troféu Araucária de Ouro e o maior prêmio (em dinheiro, no valor R$110 mil) do país - ao melhor diretor - na verdade, tem alcance binacional. Ou seja, todos os concorrentes são brasileiros (oito longas) ou argentinos (três).

O cenário do Festival, coordenado pela atriz, cineasta e professora da Escola CINETVPR Ittala Nandi, é o Museu Oscar Niemeyer (MON). Lá serão exibidos doze longas-metragens – os onze da competição e Pachama”, de Eryk Rocha, em caráter hors concours, além de 22 curtas, incluindo o hors concours, “Satori Uso”, de Rodrigo Grota.

Para a competição foram selecionados filmes inéditos (em salas de exibição ou locadoras) no circuito paranaense, como a produção local “Mistéryos”, de Beto Carminatti e Pedro Merege. Outros, como o mineiro Fronteira”, de Rafael Conde, o cearense “O Grão”, de Petrus Cariry, e os cariocas “Esse Homem vai Morrer -Um Faroeste Caboclo”, de Emílio Gallo, “Os Alucinados”, de Roberto Santucci, e “Feliz Natal”, de Selton Mello, já passaram por alguns festivais, mas ainda não foram lançados comercialmente em nenhum estado brasileiro.

Completam a lista dois filmes já lançados comercialmente: os paulistas Encarnação do Demônio”, de José Mojica Marins, e “O Aborto dos Outros”, de Carla Gallo. O júri, que contará com o cineasta Orlando Senna, avaliará seis ficções e dois documentários (caso de “Esse Homem Vai Morrer” e “O Aborto dos Outros”). O mesmo júri vai avaliar os três filmes argentinos participantes: o documentário “La Nación Mapuce”, de Fausta Quattrini (co-produção com a Suíça e Itália), Villa”, de Ezio Massa, e o melodrama religioso, “Las Manos”, do veterano Alejandro Doria.

As mostras paralelas prestarão homenagem ao cineasta Glauber Rocha (1939-1981) e ao diretor Dino Risi (1920– 2008), um dos mestres da comédia italiana, falecido em junho deste ano. Glauber será lembrado com seus principais longas: “Barravento”, “Deus e O Diabo na Terra do Sol”, “Terra em Transe”, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” e A Idade da Terra”.

Da Itália virão filmes de Risi produzidos nas décadas de 60 e 70, como “Aquele Que Sabe Viver (Il Sorpasso)”, “Uma Vida Difícil (Uma Vita Difficile)” e “Perfume de Mulher (Profumo di Donna)”, que ganhou um remake com Al Pacino, 20 anos após a primeira exibição. Ainda dentro da programação paralela, haverá filmes para crianças e jovens. A mostra “Matinal para Criança” apresentará curtas e longas-metragens infantis no período da manhã, com sessões para o público em geral e para escolas da rede pública.

Flashes:

SEMINÁRIO

Com a intenção de fortalecer a reflexão e fomentar a produção cinematográfica, o festival promove o seminário “Cinema que Pensa”. Criado em 2004, o projeto é uma iniciativa da cineasta e artista visual Paula Gaitán, do filósofo Juan David Posada e do cineasta Eryk Rocha para abrir um espaço livre e democrático para pensar o cinema. Em três dias, o seminário vai discutir o tema “Américas”.

FREI BETTO

Para ministrar três oficinas, Ittala Nandi convidou o escritor Frei Betto (“Crise da Modernidade, Pós-Modernidade e Espiritualidade”); o cineasta e professor Pedro Camargo (“Arquetipia, Interatividade e Efeito Remissivo”) e a jornalista e documentarista Joana Nin (“Desenvolvimento de Projetos em Cinema”). Ainda dentro da programação, o diretor de fotografia Alziro Barbosa ministra a oficia “Novas Perspectivas na Imagem” e o cineasta José Mojica Marins comenta sobre o “Cinema Maldito”. As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo site do festival: www.festivaldecinema.pr.gov.br.

CINETVPR I

Em 2005, Ittala Nandi foi convidada por Roberto Requião, governador do Paraná, para criar o Pólo de Cinema no Paraná, e sugeriu que o Pólo fosse fundamentado em uma escola. Por decreto do governador foi criada a Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV do Paraná – CINETVPR, coordenada pela atriz desde a sua inauguração. Para marcar a abertura da escola, Ittala realizou a primeira edição do festival de cinema há três anos. Com uma base sólida formada pela escola e o festival, que são as raízes do Pólo, está-se criando o Instituto Audiovisual do Paraná (uma Oscip - Organização de Sociedade Civil de Interesse Público), que gerenciará a escola, o festival e as produções do Pólo de Cinema. A CINETVPR está localizada em área de nove hectares, no Parque da Ciência e Tecnologia Newton Freire Maia, no município de Pinhais, a 15 km do centro de Curitiba.

CINETVPR II

A escola possui a infra-estrutura necessária para a formação de profissionais qualificados para a TV e o Cinema. Durante o 2º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino foi inaugurado o primeiro estúdio de televisão da escola, localizado no Pavilhão dos Estúdios. Esse ano foi aprovado orçamento para a construção de mais três estúdios nesse mesmo local. A escola conta com ilhas de edição digitais, câmeras e equipamentos de luz de última geração. Com essa estrutura, a CINETVPR já atuou em co-produções paranaenses, como no filme “Estômago”, de Marcos Jorge, permitindo que seus alunos participassem do processo de produção de um longa-metragem.

INSCRIÇÔES

O 3º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino teve 242 filmes inscritos: 69 longas-metragens brasileiros (sendo 15 inéditos) e 173 curtas-metragens, além de 16 filmes latinos, entre curtas e longas.

Confira abaixo a lista completa dos filmes em competição:

LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS

- Mistéryos – Beto Carminatti e Pedro Merege (fic, PR)

- Esse Homem vai Morrer -Um Faroeste Caboclo – Emilio Gallo (doc-RJ)

- Feliz Natal – Selton Mello (fic, RJ)

- O Grão – Petrus Cariry (fic, CE)

- Fronteira – Rafael Conde (fic, MG)

- Os Alucinados - Roberto Santucci (fic- RJ)

- O Aborto dos Outros – Carla Gallo (doc – SP)

- Encarnação do Demônio – José Mojica Marins (fic, SP)

LONGAS-METRAGENS ARGENTINOS

- La Nación Mapuce – Fausta Quattrini – Argentina/Suíça/Itália – DOC

- Villa – Ezio Massa – Argentina

- Las Manos – Alejandro Doria – Argentina

CURTAS-METRAGENS

São Paulo teve seis curtas selecionados para disputar os prêmios Araucária. O Rio, quatro. Paraná e Brasília comparecem com três cada um. Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Paraná e Argentina comparecem com um filme cada.

- A Armada – O Outro Lado do Descobrimento – Ric Oliveira – SP

- Sete Vidas – Marcelo Spomberg e Zé Mucinho – SP

- FLY – Marcio Salem – SP

- Dossiê Rê Bordosa – César Cabral – SP

- Luchador – Juliano Luccas – SP

- O.D. Overdose Digital – Marcos DeBrito – SP

- A Espera – Fernanda Teixeira e Clarita Thereza Jessouroun – RJ

- Ismar – Gustavo Beck – RJ

- Tira os Óculos e Recolhe o Homem – André Sampaio – RJ

- Dia Sim, Dia Não – Eveline Costa – RJ

- Colorado esporte Clube – Fabio Allon – PR

- Cortejo – Marcos Stankievicz Sabóia e Joba Tridente – PR

- Osório – Heloisa Passos e Tina Harday – PR

- Solitário Anônimo – Débora Diniz – DF

- Dona Custódia – Adriana de Andrade – DF

- Entre Cores e Navalhas – Catarina Accioly e Iberê Carvalho – DF

- Os Sete Trouxas – Márcio Schoenarbie – RS

- Pornográphico – Paula Gomes e Haroldo Borges - BA

- Profetas da Chuva e da Esperança – Márcia Paraíso – SC

- Idade do Vento – Nycolas Albuquerque – PA

- Cuando Huye La Idea – Martin Kleiman e Santiago Buonasena – ARG

HORS CONCOURS

- Satori Uso, de Rodrigo Grota - PR (curta)

- Pachamama, de Eryk Rocha (longa)

Serviço:

Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino - De 6 a 12 de outubro

Museu Oscar Niemeyer – MON (Rua Marechal Hermes, 999 Centro Cívico – Curitiba)

Confira a programação completa no site: www.festivaldecinema.pr.gov.br

Todas as sessões e oficinas têm entrada franca.

fonte: revista de cinema

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