quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Festival de Valladolid mostra cinema europeu e íbero-americano


Foi divulgada nesta segunda-feira a programação da 53ª Semana Internacional de Cinema de Valladolid (Seminci), que acontecerá de 24 de outubro a 1 de novembro e terá Estômago, de Marcos Jorge, como representante brasileiro, entre os 75 filmes.

A mostra equilibra novos produtores e nomes consagrados como Atom Egoyan, Amos Gitai e Carlos Sorín. Captain Abu Raed, estréia de Amin Matalqa e primeiro filme da Jordânia a concorrer ao Oscar, abrirá a mostra competitiva, disputada por 21 longas-metragens. Ao todo, os 75 filmes dividem-se entre as seções Oficial, Ponto de Encontro, Tempo de História e Cinema Espanhol.

"É uma seção oficial apanhada, razoavelmente interessante, que combina um forte aposta pelos novos produtores com outros de nível mundial e muito reconhecidos", explicou o organizador do festival, Javier Angulo, na abertura.

Ao todo, 13 filmes europeus concorrerão à Espiga de Ouro - prêmio do festival -, contra cinco íbero-americanos, três norte-americanos e um da Jordânia. O destaque vai para três diretores espanhóis que estréiam em longa metragem participando da disputa .

O filme brasileiro Estômago não participa da mostra competitiva. Haverá, ainda homenagem a Luis Buñuel (1900-1983). O diretor do Anjo Exterminador e O Fantasma da Liberdade será lembrado em um documentário inédito sobre sua vida.

Acesse o site oficial Seminci - Semana Internacional de Cine de Valladolid

fonte: EFE

Nenhum comentário: