sábado, 4 de outubro de 2008

País recebe filmes sul-americanos sobre direitos humanos


Doze capitais sediarão, a partir do dia 6 de outubro, a terceira mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, organizada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, com 50 filmes produzidos na região.

Os filmes serão projetados gratuitamente em salas de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina. O festival vai até 6 de novembro.

Entre os filmes nacionais, destaca-se o curta Palace II (2001), de Fernando Meirelles e Kátia Lund, sobre o desabamento do prédio na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, que matou oito pessoas, em 1998.

A mostra também traz filmes estrangeiros recentes, como o chileno Cidade de papel, de 2007, de Claudia Sepúlveda Luque; o uruguaio Crônica de um sonho, de 2005, de Mariana Viñoles e Stefano Tononi, e o boliviano Os esquecidos, de 2006, de Jaime Aguirre Peña.

Este último, sobre refugiados guatemaltecos, tem, por acaso, o mesmo nome de um clássico que também será exibido, Os esquecidos, de 1950, do espanhol Luis Buñuel, ambientado em favelas mexicanas.

Além do longa de Buñuel, Crônica de um menino só, do diretor argentino Leonardo Fabio, compõe a parte dos filmes antigos.

Segundo a Secretaria, a terceira edição da mostra "celebra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que em si é um roteiro para a paz da humanidade".

A Declaração Universal foi assinada em 10 de dezembro de 1948 na Assembléia Geral das Nações Unidas e representou "um compromisso com o presente e uma promessa para o futuro" de um mundo que acabara de sair da Segunda Guerra Mundial.

Acesse o site oficial Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

fonte: EFE

Nenhum comentário: