domingo, 19 de julho de 2009

Tempos de Paz abrirá Festival de Cinema Judaico


Tempos de Paz, novo filme de Daniel Filho, abrirá o 13º Festival de Cinema Judaico de São Paulo, no dia 3 de agosto. Com a presença do diretor, também serão anunciados, na mesma noite, os vencedores do Concurso de Curtas-Metragens, promovido pela Hebraica anteriormente à mostra, que serão exibidos no dia 8.


Inspirado no Bar-Mitzvá - momento quando o jovem judeu atinge a maioridade religiosa, aos 13 anos de idade -, o festival traz este ano filmes que mostram o lado divertido e ao mesmo tempo doloroso do processo vivido por crianças e adolescentes em ritos de passagem para a vida adulta. A convivência entre árabes e judeus, o bom humor judaico e o cotidiano israelense são alguns dos temas abordados nos 38 filmes que serão exibidos entre os dias 4 e 9 de agosto, nas salas de cinema da Hebraica, Cinesesc, Livraria Cultura e Cinemark Higienópolis.


Seguindo a tradição, a programação da mostra reúne filmes de destaque da produção internacional, exibidos e premiados em vários festivais de cinema do mundo, como o longa Promessa Rompida - Melhor Filme no Festival Judaico de Los Angeles -, do diretor tcheco Jiri Chlumsky, convidado especial do evento, e o Shivá - Sete Dias, que rendeu a Ronit Elkabetz prêmios pela obra e por sua atuação no filme do qual também é diretor.


Entre os 17 documentários selecionados, temas como o teatro idíche americano, o mundo dos quadrinhos de Will Eisner e a História do Cinema Israelense são abordados de forma inusitada. O curta-metragem tem espaço garantido na programação e o destaque fica com Terra de Brinquedos, vencedor do Oscar 2009 na categoria.


Para a 13ª edição do Festival Judaico, foi criado o Programa Bar-Mitzvá, com três filmes que retratam a passagem da infância para a adolescência: Acne, em que o protagonista Rafael enfrenta os conflitos do amadurecimento; Rezando com Lior, sobre a história de um garoto com síndrome de Down que se prepara para o Bar-Mitzvá; e o encontro entre o avô e o neto às vésperas da cerimônia no curta Hoje Você é uma Caneta Tinteiro.


Festival de Cinema Judaico de São Paulo
Abertura: 3 de agosto.
Filme de abertura: Tempos de Paz, de Daniel Filho.
Período: 4 a 9 de agosto de 2009.
Salas de cinema: Hebraica, Cinesesc, Livraria Cultura e Cinemark Higienópolis.
Preços dos ingressos: Teatro Arthur Rubinstein (Clube A Hebraica), Cinemark Higienópolis e Cinesesc: R$ 8 (R$ 4, meia-entrada).
Teatro Anne Frank (Clube A Hebraica) e Livraria Cultura: grátis,
Informações: (11) 3818-8888


fonte: cineclik

Nenhum comentário: