terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mostra em Brasília reúne filmes de terror históricos produzidos no Brasil


Personagens aterrorizantes enchem as telas do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, de 29 de setembro a 18 de outubro, na mostra Horror no Cinema Brasileiro. Entre os destaques está o filme "O Maníaco do Parque", de Alex Prado, inspirado no serial killer real Francisco de Assis Pereira, preso ao confessar o assassinato de 11 mulheres no Parque do Estado em São Paulo. O filme, finalizado neste ano, será exibido nos dias 4 e 18/10, às 20h30.

Entre as atrações há, ainda, o famoso personagem Zé do Caixão, de José Mojica Marins, na programação com os filmes "À meia-noite levarei sua Alma" (1964), "Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver" (1967), "Encarnação do Demônio" (2008) e "O Despertar da Besta" (1969), este último exibido após restauração pela Cinemateca Brasileira.

No total serão exibidos 25 longas relacionados ao gênero terror, muitos deles raros, realizados por cineastas brasileiros, entre eles Luiz de Barros, Moacyr Fenelon, Gianni Pons, Carlos Hugo Christensen e Ivan Cardoso. As produções datam de 1936 a 2009. Na estreia já há um título da década de 1930: "O Jovem Tataravô" (1936), de Luiz de Barros, sobre um homem que ressuscita o tataravô usando uma fórmula secreta, adquirida do túmulo de um faraó. Também é destaque "Veneno" -- foto, produção da Vera Cruz, de 1952, sobre um homem que sonha em matar sua esposa. No elenco estão nomes como Leonora Amar, Anselmo Duarte, Ziembinski e Paulo Autran (veja a programação da mostra aqui).

HORROR NO CINEMA BRASILEIRO
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (CCBB - DF)
Quando: de 29 de setembro a 18 de outubro
Quanto: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia entrada para estudantes, professores, funcionários e correntistas do Banco do Brasil e maiores de 60 anos) | Obs: as exibições em DVD tem entrada gratuita

fonte: uol cinema

Nenhum comentário: