segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Vencedores do 34º Festival de Toronto


Depois de vencer três prêmios no último Festival de Sundance, o drama Precious: Based on the Novel Push by Sapphire ganhou o prêmio de Melhor Filme de acordo com o público do 34º Festival de Toronto, encerrado no último sábado (19/9), no Canadá. O longa, dirigido por Lee Daniels, teve sessões esgotadas durante o festival graças não somente à boa recepção do filme em Sundance – considerada a mais importante vitrine do cinema independente norte-americano, mas também ao “empurrãozinho” da apresentadora Oprah Winfrey, que esteve no festival para assistir ao longa.

Na trama, Clareece "Precious" Jones (Gabourey 'Gabby' Sidibe, escolhida entre 300 meninas que fizeram o teste) é uma adolescente negra que vive no bairro nova-iorquino Harlem. Quando seu segundo filho está para nascer, ela consegue ingressar em uma escola alternativa e uma professora a ajuda a encontrar novo rumo para sua vida. O roteiro é baseado no best seller homônimo de Ramona Lofton. Os cantores Mariah Carey e Lenny Kravitz estão no elenco do longa.

Mao's Last Dancer, do director australiano Bruce Beresford, e Micmacs, novo longa do francês Jean-Pierre Jeunet, foram o Segundo e o terceiro filmes favoritos dos espectadores em Toronto, respectivamente. O documentário favorito da audiência em Toronto foi The Topp Twins, de Leanne Pooley. Capitalism: A Love Story, de Michael Moore, foi o segundo mais votado pelos espectadores em Toronto. Dentro da mostra Midnight Madness, com filmes de terror, os austríacos The Loved Ones, de Sean Byrne, e Daybreakers, de Michael e Peter Spierig, foram os mais votados.

Dentro do programa Discovery, os críticos presents no festival votaram no drama de Laxmikant Shetgaonkar, The Man Beyond the Bridge; dentro do programa Special Presentations, o longa do veterano Bruno Dumont, Hadewijch, foi o escolhido.

O júri oficial deu a Cairo Time, da diretora Ruba Nadda, o prêmio de Melhor Filme Canadense. La Donation, de Bernard Émond, recebeu menção especial. A melhor estreia de um realizador canadense foi The Wild Hunt, de Alexandre Franchi.


fonte: cineclik

Nenhum comentário: