quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Amazonas Film Festival começa no dia 6 de novembro


Começa no dia 6 de novembro, na cidade de Manaus, o Amazonas Film Festival, evento cinematográfico internacional que chega este ano a sua 6ª edição. Organizado pelo Governo do Estado do Amazonas, com produção do grupo francês Le Public Système Cinema, o festival tem como objetivo apresentar aos amantes da sétima arte as riquezas e o potencial da Floresta Amazônica e a necessidade da preservação do patrimônio natural da região.

Entre as oito obras que disputarão a mostra competitiva de longas-metragens estão o brasileiro “Em Teu Nome”, de Paulo Nascimento, o iraquiano “Whisper with the Wind”, dirigido por Shahram Alidi, o australiano “Samson & Delilah”, de Warwick Thornton, e o norte-americano “The Road”, de John Hillcoat e estrelado por Viggo Mortensen, Charlize Theron, Guy Pearce e Robert Duvall. Já a mostra de documentários conta com nove concorrentes, como o brasileiro “A Árvore da Música”, de Otavio Juliano e os canadenses “The Dolphin Dealer”, de Brad Quenville, e “Dirty Paradise”, dirigido por Daniel Schweizer. Os homenageados desse ano serão o cineasta Carlos Manga e o ator Milton Gonçalves.

O júri da mostra de longas será presidido por John McTiernan, diretor de grandes bilheterias das décadas de 1980 e 1990, como “O Predador” (1987), “Duro de Matar” (1988) e “Caçada ao Outubro Vermelho” (1990). Ele estará acompanhado de outros cineastas, como o inglês Hugh Hudson (“Carruagem de Fogo” e “África dos meus Sonhos”), e a brasileira Lucia Murat (“Quase Dois Irmãos” e “Maré – Nossa História de Amor”) e também das atrizes Elena Anaya (“Lucia e o Sexo”) e Clotilde Courou (“Piaf – Um Hino ao Amor”). Na categoria de documentários, o júri será presidido pela atriz californiana Stefanie Powers, do popular seriado de TV “Casal 20”, que hoje dirige uma fundação em defesa da vida animal na África. Ao seu lado, estarão o acrobata francês Phillipe Petit e a ecologista queniana Paula Kahumbu.

Mais informações no site www.amazonasfilmfestival.com.br


fonte: revista de cinema online

Nenhum comentário: