quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Premiados do CineEsquemaNovo 2009


O CineEsquemaNovo 2009 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) anunciou neste sábado (24/10) os filmes vencedores da sua sexta edição. Foram distribuídos 17 prêmios para produções de diversos gêneros, formatos e linguagens, vindas de várias regiões do Brasil. Os filmes foram escolhidos pelo júri oficial, composto por Cezar Migliorin, Christian Saghaard, Maria Helena Bernardes, Maria Henriqueta Satt e Lina Chamie, além do voto popular, os participantes da Oficina de Crítica Cinematográfica e a equipe do festival.

Ressaca, longa-metragem do carioca Bruno Vianna, montado em tempo real dentro da sala de cinema, foi um dos grandes premiados da noite, levando quatro troféus: Melhor Longa-metragem e Ator (João Pedro Zappa), pelo Júri de Premiação, além do Prêmio da Nova Crítica, concedido pelos participantes da Oficina de Crítica Cinematográfica, além do prêmio de o Melhor Longa pelo voto popular.

Loveless e A Casa de Sandro também foram premiados. O primeiro, dirigido por Cláudio Gonçalves, recebeu menção honrosa “pela composição dos planos e o tratamento rigoroso de enquadramento e decupagem”, enquanto Gustavo Beck foi escolhido o Melhor Diretor pelo documentário.

Veja a lista completa dos vencedores:

Prêmios do Júri Oficial:
Melhor Longa-Metragem: Ressaca, de Bruno Vianna
Melhor Curta Ou Média-Metragem: Sweet Karolynne, de Ana Bárbara Ramos
Melhor Ator (longa): João Pedro Zappa (Ressaca)
Melhor Direção (longa): Gustavo Beck (A Casa de Sandro)
Menção Honrosa (longas): Loveless, de Cláudio Gonçalves (SP / 2009 – 61:00)
Melhor Direção (curtas e médias): Guto Parente (Passos No Silêncio)
Melhor Montagem (curtas e médias): Muro, de Tião
Melhor Argumento Experimental (curtas e médias): Flash Happy Society, de Guto Parente
Menção Honrosa (curtas e médias): Matheus Rocha, Diretor de Fotografia de A arquitetura do Corpo; Perto de Casa, de Sérgio Borges

Júri Popular:
Melhor Longa-Metragem: Ressaca, de Bruno Vianna
Mostra De Curtas E Médias: Perto de Casa, de Sérgio Borges (primeiro lugar)/ Sweet Karolynne, de Ana Bárbara Ramos (segundo lugar)

fonte: cineclik

Nenhum comentário: