terça-feira, 17 de novembro de 2009

Entre a Luz e a Sombra vence 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul


Entre a Luz e a Sombra, de Luciana Burlamaqui, é o vencedor do Prêmio de Público da 4ª Mostra Cinema de Direitos Humanos, realizado de 5 de outubro a 10 de novembro em 16 cidades do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O festival contou com uma pluralidade de temas, tais como preconceito racial, equidade de gênero, proteção da criança e do adolescente, saúde mental, tortura, trabalho escravo, pessoas com deficiência, diversidade sexual, liberdade religiosa, memória da repressão política, a questão do idoso e muitas outras.

O documentário relata a história da atriz Sophia Bisilliat, que dedica sua vida para humanizar o sistema carcerário, da dupla de rap 509-E, formada por Dexter e Afro-X dentro do Carandiru, e de um juiz que acredita em um meio de ressocialização mais digno para os encarcerados. Durante sete anos, a partir do ano 2000, o documentário acompanhou a vida destes personagens.

Entre a Luz e a Sombra será lançado nos cinemas pela VideoFilmes em 27 de novembro em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O filme já participou de 11 festivais e mostras dentro e fora do Brasil onde ganhou o prêmio de público de Melhor Documentário e Menção Especial do Júri no 17º Festival de Cinemas e Culturas da América Latina de Biarritz, em outubro de 2008. Foi um dos 14 filmes latinos selecionados neste festival entre os 170 inscritos.

fonte: cineclik

Nenhum comentário: