quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Brasileiros participarão de Festival de Havana, em Cuba


O Brasil está bem representado no Festival de Hanava (Cuba), que divulgou os filmes selecionados oficialmente para o evento. Além dos três filmes que concorrem na principal categoria do evento, o Brasil conta com representantes nas disputas de Curta-Metragem, Obra-Prima, Documentário e Animação.

Entre os longas-metragens estão: Última Parada 174 - representante brasileiro na disputa por uma vaga entre os indicados ao Oscar 2009 de Melhor Filme Estrangeiro -, Linha de Passe e Maré, Nossa História de Amor.

Os brasileiros disputarão o prêmio em Havana com filme reconhecidos internacionalmente, como Leonera, de Pablo Trapero, representante da Argentina na disputa de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2009.

Entre os curtas brasileiros selecionadas estão: Pelo Ouvido, de Joaquim Haickel; Entre Cores e Navalhas, de Catarina Accioly e Iberê Carvalho; Café com Leite, de Daniel Ribeiro; Um para Um, de Érico Rassi; La Dolorosa, de Odilon Rocha, e Areia, de Caetano Gotardo.

Na categoria Animação, foram selecionados cinco brasileiros: Até o Sol Raiá, de Leandro Amorim e Fernado Queiroz; Terra, de Sávio Leite; Animadores, de Allan Sieber; Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral, e Primogênito Complexo, de Tomás Creus e Lavinia Chianello (produção brasileira e italiana).

Mutum, de Sandra Kogut; Querô, de Carlos Cortez; Feliz Natal, de Selton Mello; Filmefobia, de Kiko Goifman, e Tropa de Elite, de José Padilha, concorrem na categoria Obra-Prima.

Festival de Hanava acontece entre os dias 2 a 12 de dezembro.

Confira os selecionados do Festival de Havana:

Longas-metragens

La Rabia, de Albertina Carri (Argentina)
Leonera, de Pablo Trapero (Argentina)
La Ventana, de Carlos Sorín (Argentina)
La Mujer Sin Cabeza, de Lucrecia Martel (Argentina)
La Sangre Brota, de Pablo Fendrik (Argentina)
Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas (Brasil)
Última Parada 174, de Bruno Barreto (Brasil)
Maré, Nossa História de Amor, de Lúcia Murat
La Buena Vida, de Andrés Wood (Chile)
Tony Manero, de Pablo Larraín (Chile)
Kangamba, de Rogelio Paris (Cuba)
Omerta, de Payel Giroud (Cuba)
El Cuerno de la Abundancia, de Juan Carlos Tabío (Cuba)
Voy a Explotar, de Gerardo Naranjo (México)
Desierto Adentro, de Rodrigo Plá (México)
Lake Tahoe, de Fernando Eimbcke (México)
Los Bastardos, de Amat Escalante (México)
Dioses, de Josué Méndez (Peru)
El Enemigo, de Luis Alberto Lamata (Venezuela)
Cyrano Fernández, de Alberto Arvelo (Venezuela)

Curtas-metragens

Hoy No Estoy, de Gustavo Taretto (Argentina)
El Reloj, de Marco Berger (Argentina)
Orquesta, de Marcelo Scoccia (Argentina)
Pelo Ouvido, de Joaquim Haickel (Brasil)
Entre Cores e Navalhas, de Catarina Accioly e Iberê Carvalho (Brasil)
La Dolorosa, de Odilon Rocha (Brasil)
Café com Leite, de Daniel Ribeiro (Brasil)
Um para Um, de Érico Rassi (Brasil)
Areia, de Caetano Gotardo (Brasil)
Demasiado Joven, de Diego Hernando Rougier (Chile)
Rojo Red, de Juan Manuel Betancourt Calero (Colômbia)
Em Tránsito, de Isabel Muñoz Cota (México)
El Deseo, de Marie Benito (México)
Buen Provecho, de Eduardo Canto (México)
Goodbye Garibaldi, de Alejandro Ramírez Corona (México)
Primer Movimiento para Veinte Hombres en un Cuarto Vacío, de Gabriel Herrera Torres (México)
Tierra y Pan, de Carlos Armella (México)
Taxista, de Enrica Pérez (Peru)
PB, de Pedro Blanco-Uribe (Venezuela)

Obra-Prima

La Tigra, Chaco, de Federico Godfrid e Juan Sasiaín (Argentina)
Los Paranoicos, de Gabriel Medina (Argentina)
Salamandra, de Pablo Agüero (Argentina)
Cordero de Dios, de Lucía Cedrón
Mutum, de Sandra Kogut (Brasil)
Querô, de Carlos Cortez
Feliz Natal, de Selton Mello (Brasil)
Filmefobia, de Kiko Goifman (Brasil)
Tropa de Elite, de José Padilha (Brasil)
A Festa da Menina Morta, de Mateus Nachtergaele (Brasil)
Alicia en El País, de Esteban Larraín (Chile) El Cielo, La Tierra y la Lluvia, de José Luis Torres Leiva (Chile)
Perro Come Perro, de Carlos Moreno (Colômbia)
El Camino, de Ishtar Yasin (Costa Rica)
Los Dioses Rotos, de Ernesto Daranas (Cuba)
Gasolina, de Julio Hernández Cordón (Guatemala)
Quemar Las Naves, de Francisco Franco (México)
Parque Vía, de Enrique Rivero (México)
Acne, de Federico Veiroj (Uruguai)
1, 2 y 3 Mujeres, de Andrea Herrera Catalán, Anabel Rodríguez e Silvia Andrea Ríos Gonçalves (Venezuela)
El Tinte de la Fama, de Alejandro Bellame Palácios (Venezuela)
Macuro, La Fuerza de un Pueblo, de Hernán Jabes (Venezuela)

Documentário

Construcción de una Ciudad, de Néstor Frenkel (Argentina)
Bye Bye Life, de Enrique Piñeyro (Argentina)
Corazón de Fabrica, de Ernesto Ardito e Virna Molina (Argentina)
La Próxima Estación - Historia y Reconstrucción de Los Ferrocarriles, de Fernando E. 'Pino' Solanas (Argentina)
Unidad 25, de Alejo Hoijman (Argentina)
La Chirola, de Diego Antonio Mondaca Gutiérrez (Bolívia)
Guerreros del Arcoiris, de Florencia Mujica e Gabriela González (Bolívia)
Diário de Sintra, de Paula María Gaitán (Brasil)
Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho (Brasil)
Stela do Patrocínio - A Mulher que Falava Coisas, de Marcio De Andrade (Brasil)
The judge and The General, de Patricio Lanfranco e Elizabeth Farnsworth (Chile)
Don Robertos Skugga, de Juan Diego Spoerer e Håkan Engström (Chile)
Un Tigre de Papel, de Luis Ospina (Colombia)
Témoin Indésirable, de Juan José Lozano (Colômbia)
Tacones Cercanos, de Jessica Rodríguez Sánchez (Cuba)
Fuera de Liga, de Ian Padrón (Cuba)
Él, Ustedes, Nosotros, de Lester Hamlet (Cuba)
Barrio Nuevo, de Rigoberto Jiménez Hernández (Cuba)
XXXX Años Después, de Aram Vidal Alejandro (Cuba)
The Illusion, de Susana Barriga (Cuba)
Intimidades de Shakespeare y Víctor Hugo, de Yulene Olaizola (México)
Los Herederos, de Eugenio Polgovsky (México)
Trazando Aleida, de Christiane Burkhard (México)
La Frontera Infinita, de Juan Manuel Sepúlveda (México)
La Vida Loca, de Christian Poveda (México)
Oso Blanco - Puerto Rico State Penitentiary, de Christian Suau e Ramiro Millán (Porto Rico) | 2008
Decile a Mario que no Vuelva, de Mario Handler (Uruguai)
El Círculo, de José Pedro Charlo, Aldo Garay (Uruguai)
Stranded, de Gonzalo Arijón (Uruguai)

Animação

Lágrimas Demasiado Tarde, de Pablo Polledri (Argentina)
El Empleo, de Santiago 'Bou' Grasso (Argentina)
Libro, de Pablo Delfini (Argentina)
Martín Fierro, La Película, de Norman Ruiz e Liliana Esther Romero (Argentina)
Até o Sol Raiá, de Leandro Amorim e Fernando Queiroz (Brasil)
Terra, de Sávio Leite (Brasil)
Animadores, de Allan Sieber (Brasil) Dossiê Rê Bordosa, de Cesar Cabral (Brasil) Primogênito Complexo, de Tomás Creus e Lavinia Chianello (Brasil) Val paraíso, de Pablo Alibaud Hortal (Chile)
Lucía, de Niles Jamil Atallah Gonsalves, Joaquí¬n Cociña e Cristóbal Leon (Chile)
El Almohadón de Plumas, de Hugo Rodrigo Covarrubias Álvarez (Chile)
En Agosto, de Andrés Barrientos e Carlos Andrés Reyes (Colômbia)
Cablefaction, de Jarol Cuéllar Valle (Cuba)
Rendijas, de Hansel Leyva Fanego e Christian E. Torres Garmendía (Cuba)
El Agradecimiento del Jíbaro, de Alexander Rodríguez González (Cuba)
El Negrito Cimarrón y la Rifa de los Pigmeos, de Tulio Raggi (Cuba)
Cuentos de Cipotes, de Ricardo Antonio Barahona (El Salvador)
Jacinta, de Karla Castañeda (México)
Un Día Después, de Hiram G. Rodríguez (México)
Navegante, de Jasania Velázquez Núñez (Peru)
Titiri-we, El Canto de La Noche, de Viveca Baïz (Venezuela)
BigBand, de Daniel Calvo (Venezuela)
Samuel y Las Cosas - Cacao, de Álvaro Frank Cáceres Quiñonez (Venezuela)


Acesse o site oficial
Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (BETA)

fonte: cineclik

Nenhum comentário: