quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Cinema brasileiro ganha festival gratuito em livraria do Rio


No mês da Proclamação da República, a Livraria DaConde, no Leblon, promove o cinema brasileiro no Cinelounge de novembro. Sempre às quintas-feiras, às 20h, a livraria exibe filmes de diversos estilos num espaço aconchegante no 2º andar da loja, onde estão outras novidades em DVDs, CDs e livros.

Filmada em Ouro Preto, a co-produção brasileira e italiana, "Os Inconfidentes" abre o festival no dia 13/11. Com 100 minutos de duração, o drama, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, é uma reconstituição da Inconfidência Mineira que contesta versões oficiais sobre o episódio histórico, desde o seu início até a execução de Tiradentes, interpretado pelo ator José Wilker.

Com base no livro "Autos da Devassa", em poesias de Cecília Meireles e dos Inconfidentes, o longa trata da posição de intelectuais diante da prática de políticas revolucionárias.

Dirigido por Eduardo Escorel, o documentário "35 - O Assalto ao Poder", com 97 minutos de duração, será apresentado no dia 20/11. O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas, que agiu de forma implacável com os rebeldes e vários deles foram brutalmente torturados.

Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado e esse foi um dos primeiros passos para a escalada autoritária do presidente que se manteria no poder até 1945. O filme documenta todos os lances da insurreição comunista e todas as etapas de um complexo processo que teve como protagonistas, além de Vargas, Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra, Giocondo Dias entre outros anti-heróis da utopia comunista na América Latina.

Para encerrar o festival será exibido o também documentário "Tempo de Resistência", do diretor André Ristum, no dia 27/11. Com 115 minutos de duração, o filme fala da luta guerrilheira contra a ditadura militar nos anos 60 e início dos anos 70, a partir do ponto de vista de seus integrantes na época como Denize Crispim, José Dirceu, Franklin Martins e Leopoldo Paulino.

Inspirado no livro do mesmo nome, permite aos espectadores atuais uma avaliação real do que foi a resistência armada no Brasil em seu período mais crítico, com todos seus erros e acertos.


SERVIÇO:

Festival Proclamação da República
Lounge da Livraria DaConde (Rua Conde de Bernadote 26 lj. 125 - Leblon - Rio). Quinta (13, 20 e 27). 20h. Lotação: 35 lugares. Grátis.

fonte: agencia JB

Nenhum comentário: