quinta-feira, 16 de julho de 2009

Mostra de cinema brasileiro no Moma traz 22 obras

A mostra de cinema que o Moma de Nova York dedica a partir de hoje à sétimo arte no Brasil apresenta 19 longas-metragens e três curtas brasileiros, entre eles Moscou, do documentarista Eduardo Coutinho.

A Premiere Brazil, que começou ontem sua sétima edição, que durará até 3 de agosto, dedica pela primeira vez uma retrospectiva a Coutinho, um dos documentaristas latino-americanos mais importantes da atualidade.

"Eduardo Coutinho é o mestre do documentário brasileiro", afirmou o museu nova-iorquino, e destacou "o estilo formalmente diferente e inovador" do artista.

A estreia mundial de Moscou, o novo trabalho do cineasta brasileiro, acontecerá na sede do Moma em 20 de julho.

Nesse filme, o brasileiro prossegue com "a investigação da tênue linha que divide a realidade da ficção", o tema preferido de Coutinho, segundo o Moma, e se centra nos ensaios da obra As Três Irmãs, de Anton Tchekhov, pela companhia teatral Grupo Galpão, dirigido por Enrique Díaz.

No filme, o diretor mostra cenas da obra teatral, enquanto procura compartilhar com o espectador "um mistério que se revela enquanto a realidade se transforma em ficção e vice-versa, através da magia da atuação", segundo os especialistas da instituição.

Além de Moscou, a mostra cinematográfica do Moma repassará os filmes mais importantes de Coutinho e exibirá, entre outros, Cabra Marcado para Morrer (1964-84), Jogo de Cena (2008), Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2008), Morrinho: Deus Sabe de Tudo Mas Não é X9 (2008).

Entre os 19 longas-metragens e três curtas da Premiere Brazil, está Beyond Ipanema: Ondas Brasileiras na Música Global (2009), dos cineastas Guto Barra e Béco Dranoff, que estreia mundialmente em Nova York amanhã.

A mostra abre com a estreia nos Estados Unidos de Última Parada 174 (2008), de Bruno Barreto, e exibirá, entre outros títulos, o filme Juventude (2008), protagonizado e dirigido por Domingos Oliveira, assim como Apenas o Fim (2008), do estreante Matheus Souza, e Feliz Natal (2008), dirigido por Selton Mello.

Na edição deste ano, a mostra é acompanhada por uma série de apresentações musicais noturnas nos jardins da instituição, como de Adriana Calcanhotto, Davi Vieira e Romero Lubambo, entre outros.

fonte: EFE, terra cinema

Nenhum comentário: