sábado, 26 de setembro de 2009

Festival Internacional de Cinema Infantil chega ao Rio em outubro



Embalado pelo sucesso em São Paulo, onde mais de cinco mil pessoas prestigiaram o evento durante dez dias de programação, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) chega ao Rio e a Niterói a partir do dia 9 de outubro. Serão mais de 80 filmes, entre títulos inéditos, clássicos, debates e sessões com dublagem ao vivo, além de atividades como oficinas para crianças e adolescentes. O festival, que além de São Paulo já passou também por Brasília, Campinas e Belo Horizonte, segue ainda para Recife (9 a 18 de outubro), Salvador e Aracaju (23 de outubro a 1º de novembro). O FICI acontece exclusivamente nos cinemas da rede Cinemark

"Não existe no mundo um festival de cinema infantil com esta proposta abrangente de inclusão dos pequenos espectadores ao universo do cinema. Temos o cuidado de selecionar filmes para várias faixas etárias, de técnicas e conteúdos bem diversificados, sempre com o auxílio de uma pedagoga", conta Carla Esmeralda, que dirige o evento com a cineasta Carla Camurati. Entre as novidades que a dupla preparou para este ano está a mostra Novos Jovens, com três longas voltados para adolescentes e um programa de curtas, o Panorama Teen.

Pela segunda vez, o Prêmio Brasil de Cinema Infantil contemplou os melhores curtas nas categorias Melhor Animação (Josué e o pé de macaxeira, de Diogo Viegas) e Melhor Ficção, (A menina espantalho, de Cássio Pereira dos Santos), durante o Fórum Pensar a Infância, realizado no Rio entre 2 e 4 de setembro. Ao todo foram distribuídos R$ 10 mil em prêmios para os filmes, escolhidos entre os 123 inscritos.

Fora da mostra competitiva, o festival celebrará os 120 anos de Charles Chaplin com a exibição de uma cópia restaurada de O Garoto e também mostrará uma versão recuperada de As Aventuras do Príncipe Achmed, primeiro longa de animação feito por uma mulher, no caso a alemã Lotte Reiniger, em 1926.

As sessões de dublagem ao vivo serão três, com as animações Prop e Berta (Dinamarca, 2001), e Os Três Ladrões (Alemanha, 2007) e a ficção Muito Prazer, Eugênio (Suíça, 2005).

Outro evento muito disputado no festival é a sessão Pequeno Jornalista, em que jornalistas convidados explicam para as crianças como é feita uma matéria, entrevista ou crítica cinematográfica. O filme escolhido para esta discussão é O Segredo de Kells.

O festival também embarcará nas comemorações do Ano da França no Brasil, ao celebrar o veterano animador francês Michel Ocelot, com a exibição de Príncipes e Princesas (1999) e As Aventuras de Azur e Asmar (2006).

Mais informações: www.festivaldecinemainfantil.com.br

fonte: almanaque virtual

Nenhum comentário: