domingo, 11 de abril de 2010

Documentário brasileiro é eleito Melhor Documentário em festival francês


Quebradeiras, do cineasta Evaldo Mocarzel (O Início, O Fim e o Meio), foi eleito nesta quinta-feira (8/4) o Melhor Documentário no 22º Rencontres Du Cinema d’Amerique Latine, na cidade de Toulouse, na França. Com foco na rica cultura das quebradeiras de coco de babaçu, na região do Bico do Papagaio, onde os Estados do Maranhão, Tocantins e Pará se encontram, o documentário teve sua estreia internacional no festival.

O documentário mostra as tradições seculares, as estratégias de sobrevivência e as manifestações artísticas genuinamente brasileiras dessas mulheres, que, além da diversidade de cantos, têm uma infinidade de cantos em uma verdadeira mistura indígena e africana, e ainda não foi devidamente registrada pela cultura oficial brasileira.

No festival francês, Quebradeiras concorreu com outros dois documentários brasileiros: o filme sobre elites socias, Um Lugar Ao Sol, de Gabriel Mascaro, e Dzi Croquettes, de Raphael Alvarez e Tatiana Issa, sobre o grupo teatral homônimo dos anos 1970.
Quebradeiras estreou no 42º Festival de Brasília, em 2009, no qual ganhou os prêmios de Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Som.

fonte: cineclik

Nenhum comentário: