segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mostra de SP divulga lista dos filmes da 33º edição


Mais de 200 longas estão confirmados para a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo , que acontece de 22 de outubro a 5 de novembro. Muitos outros ainda devem entrar, e alterações ainda podem acontecer.

Com relação ao cartaz da Mostra, Os Gêmeos -- foto, dupla de artistas de rua formada por Gustavo e Otávio Pandolfo, foram convidados para assinar o cartaz da 33ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

No dia 22 de outubro, um craque do futebol internacional dará o pontapé inicial na 33ª Mostra de São Paulo. "À Procura de Eric", comédia do inglês Ken Loach que tem o ex-jogador francês Eric Cantona como protagonista, será o filme de abertura do principal festival de cinema do país.

As datas de abertura da central da Mostra no Conjunto Nacional e do início da venda de ingressos ainda não estão definidas, mas o sistema do ano passado será mantido.

Serão vendidos pacotes de 20 e 40 entradas, bem como permanentes para todas as sessões. Ingressos individuais poderão ser comprados pela internet (ingresso.com), e haverá uma cota reservada para venda na bilheteria de cada sala, no dia da sessão.


A seguir, a lista dos filmes estrangeiros definidos até o momento, em ordem alfabética e seguindo os títulos divulgados pela Mostra.

“1ª Vez 16 mm”, de Rui Goulart (Portugal)
“35 Shots of Rum”, de Claire Denis (França)
“500 Dias com Ela”, de Marc Webb (EUA)

“A Farewell to Hemingway”, de Svetoslav Ovtcharov (Bulgária)
"A Fita Branca", de Michael Haneke (Áustria)
“A Frozen Flower”, de Yu Ha (Coreia)
“A Man who Ate his Cherries”, de Payman Haghani (Irã)
“À Procura de Eric”, de Ken Loach (Inglaterra)
“A Religiosa Portuguesa”, de Eugéne Green (Portugal)
“A Zona”, de Sandro Aguilar (Portugal)
“Accidents Happen”, de Andrew Lancaster (Austrália)
"Aconteceu em Woodstock", de Ang Lee (EUA)
“Adam”, de Max Mayer (EUA)
“Adam Resurrected”, de Paul Schrader (EUA)
“Altiplano”, de Peter Brosens e Jessica Woodworth (Alemanha)
“Amer”, de Hélène Cattet e Bruno Forzani (Bélgica, França)
“American Swing”, de Jon Hart e Mathew Kaufman (EUA)
“Amor en Tránsito”, de Lucas Blanco (Argentina)
“Amreeka”, de Cherien Dabis (EUA)
“Anaphylaxis”, de Ayman Mokhtar (Reino Unido)
“Ander”, de Roberto Castón (Espanha)
“Art Inconsequence”, de Robert Kaltenhaeuser (Alemanha)
“Arte de Roubar”, de Leonel Vieira (Portugal)

“Backyard”, de Carlos Carrera (México)
“Bad Day to Go Fishing”, de Alvaro Brechner (Espanha, Uruguai)
“Bathory”, de Juraj Jakubisko (Eslováquia)
“Be Calm and Count to Seven”, de Ramtin Lavafipour (Irã)
“Being Mr. Kotschie”, de Norbert Baumgarten (Alemanha)
“Beket”, de Davide Manuli (Itália)
“Bilal”, de Sourav Sarangi (Índia)
“Borderline”, de Lyne Charlebois (Canadá)
“Bright Star”, de Jane Campion (Reino Unido)
“Buddenbrooks”, de Heinrich Breloer (Alemanha)

“Carmel”, de Amos Gitaï (Israel, França)
“Chasing Che”, de Alireza Rofougaran (Irã)
“Cinerama”, de Inês de Oliveira (Portugal)
“Coffin Rock”, de Rupert Glasson (Austrália)
“Cold Souls”, de Sophie Barthes (EUA)
“Colin”, de Marc Price (Reino Unido)
“Comrade Couture”, de Marco Wilms (Alemanha)
“Cooking with Stella”, de Dilip Mehta (Canadá)
“Courting Condi”, de Sebastian Doggart (EUA, Reino Unido)
“Coweb”, de Xin Xin Xiong (Hong Kong, China)
“Crap’s Game”, de Ali Özgentürk (Turquia)

“Daniel & Ana”, de Michel Franco (México, Espanha)
“Dark Buenos Aires”, de Ramon Termens (Espanha, Argentina)
“Dear Lemon, Lima”, de Suzi Yoonessi (EUA)
“Delphi - 6”, de Rakeysh Omprakash Mehra (Índia)
“Desperados on the Block”, de Tomasz Emil Rudzik (Alemanha)
“Dogtooth”, de Yorgos Lanthimos (Grécia)
“Dorfpunks”, de Lars Jessen (Alemanha)

“Efeitos Secundários”, de Paulo Rebelo (Portugal)
“El Sistema”, de Paul Smaczny, Maria Stodtmeier (Alemanha)
"Eastern Plays", de Kamen Kalev (Bulgária)
“Every Little Step”, de James D. Stern e Adam Del Deo (EUA)
“Everyone Else”, de Maren Ade (Alemanha)

“Fence”, de Toshi Fujiwara (Japão)
“Film Is a Girl & a Gun”, de Gustav Deutsch (Áustria)
"Food Inc.", de Rebert Kenner (EUA)
“Formosa Betrayed”, de Adam Kane (EUA, Tailândia)
“Frontier Blues”, de Babak Jalali (Irã, Reino Unido, Itália)
“Futebol Brasileiro”, de Miki Kuretani (Japão)

“German Souls”, de Martin Farkas, Matthias Zuber (Alemanha)
“Germany 09”, de Fatih Akin, Tom Tykwer e outros (Alemanha)
“Go Get Some Rosemary”, de Joshua e Ben Safdie (EUA)
“Green Water”, de Mariano de Rosa (Argentina)

“Hair India”, de Raffaele Brunetti e Marco Leopardi (Itália)
“Hangtime”, de Wolfgang Groos (Alemanha)
“Havan York”, de Luciano Larobina (México)
“Heiran”, de Shalizeh Arefpour (Irã)
“Henri-Georges Clouzot’s Inferno”, de Serge Bromberg e Ruxandra Medrea (França)
“Huacho”, de Alejandro Fernández Almendras (Chile)
“Humpday”, de Lynn Shelton (EUA)

“Ibrahim Labyad”, de Marwan Hamed (Egito)
“Initiation”, de Peter Kern (Áustria)
“Into The Lion’s Den”, de Nicolas Bénac, Cedric Robion (França)
"Irene", de Alain Cavalier (França)

"Katalin Varga", de Peter Strickland (Romênia)
“Kalandia - A Checkpoint Story”, de Neta Efrony (Israel)
“Kicks”, de Lindy Heymann (Reino Unido)
“Kids and Kids”, de Zhang Feng (China)
“King Hugo and His Dumsel”, de Franco De Peña (Polônia, Venezuela)

“La Guerre des Fils de la Lumière Contre les Fils des Ténèbres”, de Amos Gitaï (França)
“La Pivellina”, de Rainer Frimmel e Tizza Covi (Áustria, Itália)
"Les Beaux Gosses", de Riad Sattouf (França)
"Les Herbes Folles", de Alain Resnais (França)
“Life in the Building Blocks”, de Alfredo Hueck, Carlos Caridad (Venezuela)
“Little Joe”, de Nicole Haeusser (EUA)
“London River”, de Rachid Bouchareb (Reino Unido, França, Argélia)

“Madholal Keep Walking”, de Jaí Tank (Índia)
“Mamachas of the Ring”, de Betty M Park (Bolívia, EUA)
“Menino Peixe”, de Lucía Puenzo (Argentina)
“Miss Stinnes Motors Round the World”, de Erica von Moeller (Alemanha)
“Morrer como um Homem”, de João Pedro Rodrigues (Portugal, França)
“Mother”, de Bong Joon-ho (Coreia)

“O Cerco - A Democracia nas Malhas do Neoliberalismo”, de Richard Broullitte (Canadá)
“O Fantástico Sr. Raposo”, de Wes Anderson (EUA)
"O Imaginário do Dr. Parnassus", de Terry Gilliam (Reino Unido)
“Of Heart and Courage, Ballet Bejart Lausanne”, de Arantxa Aguirre (Espanha)
“Of Parents and Children”, de Vladimir Michalek (República Tcheca)
“On Foot”, de Fereydoun Hasanpour (Irã)
“One Week”, de Michael McGowan (Canadá)
“Only When I Dance”, de Beadie Finzi (Reino Unido)
“Os Sorrisos do Destino”, de Fernando Lopes (Portugal)
“Outrage”, de Kirby Dick (EUA)
“Oye Lucky! Lucky Oye!", de Dibakar Banerjee (Índia)

“Paperplanes”, de Simon Szabó (Hungria)
“Partners”, de Frederic Mermoud (França, Suíça)
“Peter & Vandy”, de Jay Di Pieto (EUA)
“The Private Lives of Pippa Lee”, de Rebecca Miller (EUA)
“Playground”, de Libby Spears (EUA)
"Politist, Adjectiv", de Corneliu Porumboiu (Romênia)
“Prank”, de Péter Gárdos (Hungria)
"Polytechnique", de Denis Villeneuve (Canadá)

“Ramirez”, de Albert Arizza (Espanha)
“Red Sunrise”, de Gianfranco Pannone (Itália)
“Salvage”, de Lawrence Gough (Reino Unido)
“Samson & Delilah”, de Warwick Thornton (Austrália)
“Searching for the Elephant”, de S. K. Jhung (Coreia)
“Sede de Sangue”, de Park Chan-wook (Coreia)
“Sex Volunteer”, de Kyeong-duk Cho (Coreia)
“She, a Chinese”, de Xioalu Guo (China)
“Shirin”, de Abbas Kiarostami (Irã)
“Should I Really do It?”, de Ismail Necmi (Turquia)
“Singularidades de uma Rapariga Loura”, de Manoel de Oliveira (Portugal)
“Sleeping Soungs”, de Andreas Struck (Alemanha)
“Spiral”, de Jorge Pérez Solano (México)
“Still Walking”, de Hirokazu Kore-Eda (Japão)
“Super Star”, de Tahmineh Milani (Irã)
“Sweet Rush”, de Andrzej Wajda (Polônia)

"Tales From the Golden Age", de Cristian Mungiu e outros (Romênia)
"The 40th Door”, de Elchin Musaoglu (Azerbaijão)
“The Anarchist’s Wife”, de Marie Noëlle, Peter Sehr (Alemanha)
“The Arrivals”, de Claudine Bories, Patrice Chagnard (França)
“The Dispensables”, de Andreas Arnstedt (Alemanha)
“The Invention of Flesh”, de Santiago Loza (Argentina)
“The Mermaid and the Diver”, de Mercedes Moncada Rodriguez (Espanha, México)
“The Misfortunates”, de Felix van Groeningen (Bélgica)
“The Nature of Existence”, de Roger Nygard (EUA)
“The People I’ve Slept With”, de Quentin Lee (Canadá, EUA)
“The Pope’s Miracle”, de Pepe Valle (México)
“The Red Spot”, de Marie Miyayama (Alemanha)
“The Room in the Mirror”, de Rubi Gaul (Alemanha)
“The Stoning of Soraya M.”, de Cyrus Nowrasteh (EUA)
“The Wolberg Family”, de Axelle Ropert (França)
“This Very Instant”, de Manuel Huerga (Espanha)
“Tide of Sand”, de Gustavo Montiel Pagés (México-Argentina)
“Todos Mentem”, de Matías Piñeiro (Argentina)
“Tokyo!”, de Michel Gondry, Leos Carax, Bong Joon-ho (França, Japão, Alemanha)
“Tom Zé Astronauta Libertado” (Tom Zé Liberated Astronaut), de Ígor Iglesias González (Espanha)
“Tomorrow at Dawn”, de Denis Dercourt (França)
“Trimpin: O Som da Invenção”, de Peter Esmonde (EUA)
“Tsar”, de Pavel Luguin (Rússia)
"Twenty", de Abdolreza Kahani (Irã)

“Under Rich Earth”, de Malcoml Rogge (Canadá, Equador)
“Unmade Beds”, de Alexis dos Santos (Inglaterra)
“Unmistaken Child”, de Nati Baratz (Israel)

"Vincere", de Marco Bellocchio (Itália)

“Ward Number 6”, de Karen Shakhnazarov (Rússia)
“West of Pluto”, de Henry Bernadet, Myriam Verreault (Canadá)
“When the Lemons Turned Yellow...”, de Mohammad Reza Vatandoost (Irã)
“White on Rice”, de Dave Boyle (EUA, Japão)
“Wolson: Aria of the Straits”, de Ota Shinichi (Japão)
“Worldrevolution”, de Klaus Hundsbichler (Áustria)

“Zapping-Alien@Mozart-Balls”, de Vitus Zepichal (Alemanha, Áustria)
“Zero”, de Pawel Borowski (Polônia)

RETROSPECTIVA DE THEO ANGELOPOULOS
“Dust of Time”
“Paisagem na Neblina”
“A Eternidade e um Dia”
“O Passo Suspenso da Cegonha”
“Um Olhar a Cada Dia”
“O Vale dos Lamentos”

RETROSPECTIVA DE GIAN VITTORIO BALDI (filmes dirigidos e produzidos por ele)
“Fuoco!”, de Gian Vittorio Baldi (Itália)
“Il Cielo Sopra di Me”, de Gian Vittorio Baldi (Itália)
“Luciano, una Vita Bruciata”, de Gian Vittorio Baldi (Itália)
“Nevrijeme, Il Temporale”, de Gian Vittorio Baldi (Itália)
“Ultimo Giorno di Scuola Prima Delle Vacanze di Natale”, de Gian Vittorio Baldi (Itália)
“Appunti Per Un’Orestiade Africana”, de Pier Paolo Pasolini (Itália)
“Cronaca di Anna Magdalena Bach”, de Danièle Huillet, Jean-Marie Straub (Itália)
“Diario di una Schizofrenica”, de Nelo Risi (Itália)
“Porcile”, de Pier Paolo Pasolini (Itália, França)

PANORAAM DO CINEMA SUECO
“Corações em Conflito”, de Lukas Moodysson
“Metropia”, de Tarik Saleh
“Mr. Governor”, de Mans Mansson
“Quase Elvis” (Almost Elvis), de Petra Revenue
“The Ape”, de Jesper Ganslandt
“The Eagle Hunter’s Son”, de Renè Bo Hansen
“The Great Adventure”, de Arne Sucksdorff
“The King of Ping Pong”, de Jens Jonsson
“The Swimsuit Issue”, de Mans Herngren

“Os Emigrantes” (The Emigrants), de Jan Troell
“Everlasting Moments”, de Jan Troell
“The New Land”, de Jan Troell
“Who Saw Him Die?”, de Jan Troell

“Gabrielle”, de Hasse Ekman
“Girl with Hyacinths”, de Hasse Ekman
“Ombyte Av Tág”, de Hasse Ekman
“The Banquet”, de Hasse Ekman
“Wandering with The Moon”, de Hasse Ekman

HOMENAGEM A FANNY ARDANT
"Cinza Sangue”, de Fanny Ardant (França)
“A Mulher do Lado”, de François Truffaut (França)
“Crimes de Autor”, de Claude Lelouch (França)
“De Repente, Num Domingo”, de François Truffaut (França)

fonte: uol cinema / cineclik

'A orquestra dos meninos' vence festival de cinema em Londres


Filme é inspirado na saga real de maestro no sertão nordestino.
Longa é protagonizado por Murilo Rosa e dirigido por Paulo Thiago.

O filme “Orquestra dos meninos”, de Paulo Thiago, venceu no domingo (20) a primeira edição do Cine Fest Brasil-Londres, mostra de cinema que reúne produções nacionais na capital inglesa. Protagonizado pelo ator Murilo Rosa, o longa é inspirado na saga do maestro Mozart Vieira e sua luta para montar uma orquestra infantil no sertão nordestino.

"A orquestra dos meninos" também tem os atores Priscila Fantim , Othon Bastos e Lais Corrêa no elenco.

"Quando pisar no Brasil vou entregar este prêmio nas mãos do maestro Mozart Vieira. Também liguei para o Paulo Thiago, que ficou muito feliz”, contou o ator Murilo Rosa ao receber o troféu Lente de Cristal.

Orquestra dos meninos” foi eleito o melhor filme pelo júri popular do festival de cinema, concorrendo com os longas “Se eu fosse você 2”, de Daniel Filho, “Chega de saudade”, de Laís Bodanzky, “Antes que o mundo acabe”, de Ana Luiza Azevedo, “Verônica”, de Maurício Farias, “Apenas o fim”, de Matheus Souza, “Divã”, de José Alvarenga Jr. e “Última parada 174”, de Bruno Barreto.

Segundo a organização da mostra, 3 mil pessoas assistiram aos filmes brasileiros exibidos entre os dias 17 e 20 deste mês.

fonte|: g1 cinema

Vencedores do 34º Festival de Toronto


Depois de vencer três prêmios no último Festival de Sundance, o drama Precious: Based on the Novel Push by Sapphire ganhou o prêmio de Melhor Filme de acordo com o público do 34º Festival de Toronto, encerrado no último sábado (19/9), no Canadá. O longa, dirigido por Lee Daniels, teve sessões esgotadas durante o festival graças não somente à boa recepção do filme em Sundance – considerada a mais importante vitrine do cinema independente norte-americano, mas também ao “empurrãozinho” da apresentadora Oprah Winfrey, que esteve no festival para assistir ao longa.

Na trama, Clareece "Precious" Jones (Gabourey 'Gabby' Sidibe, escolhida entre 300 meninas que fizeram o teste) é uma adolescente negra que vive no bairro nova-iorquino Harlem. Quando seu segundo filho está para nascer, ela consegue ingressar em uma escola alternativa e uma professora a ajuda a encontrar novo rumo para sua vida. O roteiro é baseado no best seller homônimo de Ramona Lofton. Os cantores Mariah Carey e Lenny Kravitz estão no elenco do longa.

Mao's Last Dancer, do director australiano Bruce Beresford, e Micmacs, novo longa do francês Jean-Pierre Jeunet, foram o Segundo e o terceiro filmes favoritos dos espectadores em Toronto, respectivamente. O documentário favorito da audiência em Toronto foi The Topp Twins, de Leanne Pooley. Capitalism: A Love Story, de Michael Moore, foi o segundo mais votado pelos espectadores em Toronto. Dentro da mostra Midnight Madness, com filmes de terror, os austríacos The Loved Ones, de Sean Byrne, e Daybreakers, de Michael e Peter Spierig, foram os mais votados.

Dentro do programa Discovery, os críticos presents no festival votaram no drama de Laxmikant Shetgaonkar, The Man Beyond the Bridge; dentro do programa Special Presentations, o longa do veterano Bruno Dumont, Hadewijch, foi o escolhido.

O júri oficial deu a Cairo Time, da diretora Ruba Nadda, o prêmio de Melhor Filme Canadense. La Donation, de Bernard Émond, recebeu menção especial. A melhor estreia de um realizador canadense foi The Wild Hunt, de Alexandre Franchi.


fonte: cineclik

Mais países indicam seus filmes ao OSCAR 2010


Mais países anunciaram seus candidatos a uma das cinco vagas à categoria Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2010.

Os novos concorrentes do candidado brasileiro são: The World is Big and Salvation Lurks Around the Corner, da Bulgária, que venceu o Sofia Film Festival e do Zurich Film Festival em 2008; Here and There, da Sérvia, que ganhou dois prêmios no Festival de Tribeca; A Magician's Nephew, documentário armênio sobre o escritor Tonino Guera, amigo de Federico Fellini; Waterhole, da Lituânia, sobre o domínio soviético no país sob o ponto de vista de um garoto; Landscape nº 2, da Eslovênia, sobre dois ladrões de arte que roubam um misterioso documento; Prince of Tears, drama de Hong Kong, exibido no Festival de Veneza; Flowes of the Sky, do Sri Lanka; Best in Time, romance da Tailândia; e Misfortunates, da Bélgica, sobre um garota de 13 anos, que cresce nos anos 80 em uma pequena cidade, em meio a uma família de bêbados, jogadores e mulherengos.

A data de encerramento das inscrições para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro é 1º de outubro. Os indicados ao Oscar serão conhecidos em 2 de fevereiro de 2010. A festa de premiação será em 7 de março, no Teatro Kodak, em Los Angeles.

fonte: cineclik

Veja os vencedores do Emmy Awards 2009


A Academia de Artes e Ciências da Televisão entregou ontem os prêmios Emmy para os melhores do ano. Confira a lista completa:

Melhor série cômica

  • 30 Rock
  • Entourage
  • Uma Família da Pesada (Family Guy)
  • Flight of the Conchords
  • How I Met Your Mother
  • The Office
  • Weeds

Melhor série dramática

  • Mad Men
  • Amor Imenso (Big Love)
  • Breaking Bad
  • Damages
  • Dexter
  • House M.D.
  • Lost

Melhor telefilme

  • Grey Gardens
  • Coco Chanel
  • Into the Storm
  • Prayers for Bobby
  • Taking Chance

Melhor minissérie

  • Little Dorrit
  • Generation Kill

Melhor ator em série cômica

  • Alec Baldwin (30 Rock)
  • Steve Carell (The Office)
  • Jemaine Clement (Flight of the Conchords)
  • Jim Parsons (The Big Bang Theory)
  • Tony Shalhoub (Monk)
  • Charlie Sheen (Two and a Half Men)

Melhor ator em série dramática

  • Bryan Cranston (Breaking Bad)
  • Simon Baker (The Mentalist)
  • Gabriel Byrne (Em Terapia - In Treatment)
  • Michael C. Hall (Dexter)
  • Jon Hamm (Mad Men)
  • Hugh Laurie (House M.D.)

Melhor ator em minissérie ou telefilme

  • Brendan Gleeson (Into the Storm)
  • Kevin Bacon (Taking Chance)
  • Kenneth Branagh (Wallander)
  • Kevin Kline (Great Performances: Cyrano de Bergerac)
  • Ian McKellen (King Lear)
  • Kiefer Sutherland (24 Horas: A Redenção)

Melhor atriz em série cômica

  • Toni Collette (United States of Tara)
  • Christina Applegate (Samantha Who?)
  • Tina Fey (30 Rock)
  • Julia Louis-Dreyfus (The New Adventures of Old Christine)
  • Mary-Louise Parker (Weeds)
  • Sarah Silverman (The Sarah Silverman Program)

Melhor atriz em série dramática

  • Glenn Close (Damages)
  • Sally Field (Brothers & Sisters)
  • Mariska Hargitay (Law & Order: SVU)
  • Holly Hunter (Saving Grace)
  • Elisabeth Moss (Mad Men)
  • Kyra Sedgwick (The Closer)

Melhor atriz em minissérie ou telefilme

  • Jessica Lange (Grey Gardens)
  • Drew Barrymore (Grey Gardens)
  • Shirley MacLaine (Coco Chanel)
  • Sigourney Weaver (Prayers for Bobby)
  • Chandra Wilson (Accidental Friendship)

Melhor ator coadjuvante em série cômica

  • Jon Cryer (Two and a Half Men)
  • Kevin Dillon (Entourage)
  • Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother)
  • Jack McBrayer (30 Rock)
  • Tracy Morgan (30 Rock)
  • Rainn Wilson (The Office)

Melhor ator coadjuvante em série dramática

  • Michael Emerson (Lost)
  • Christian Clemenson (Justiça Sem Limites - Boston Legal)
  • William Hurt (Damages)
  • Aaron Paul (Breaking Bad)
  • William Shatner (Justiça Sem Limites)
  • John Slattery (Mad Men)

Melhor ator coadjuvante em minissérie ou telefilme

  • Ken Howard (Grey Gardens)
  • Len Cariou (Into the Storm)
  • Tom Courtenay (Little Dorrit)
  • Bob Newhart (The Librarian: The Curse of the Judas Chalice)
  • Andy Serkis (Little Dorrit)

Melhor atriz coadjuvante em série cômica

  • Kristin Chenoweth (Pushing Daisies)
  • Jane Krakowski (30 Rock)
  • Elizabeth Perkins (Weeds)
  • Amy Poehler (Saturday Night Live)
  • Kristen Wiig (Saturday Night Live)
  • Vanessa Williams (Ugly Betty)

Melhor atriz coadjuvante em série dramática

  • Cherry Jones (24 Horas)
  • Rose Byrne (Damages)
  • Hope Davis (Em Terapia)
  • Sandra Oh (Grey's Anatomy)
  • Dianne Wiest (Em Terapia)
  • Chandra Wilson (Grey's Anatomy)

Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou telefilme

  • Shohreh Aghdashloo (House of Saddam)
  • Marcia Gay Harden (The Courageous Heart of Irena Sendler)
  • Janet McTeer (Into the Storm)
  • Jeanne Tripplehorn (Grey Gardens)
  • Cicely Tyson (Relative Stranger)

Melhor reality show de competição

  • The Amazing Race
  • American Idol
  • Dancing with the Stars
  • Project Runway
  • Top Chef

Melhor apresentador de reality show

  • Jeff Probst (Survivor)
  • Tom Bergeron (Dancing with the Stars)
  • Phil Keoghan (The Amazing Race)
  • Heidi Klum (Project Runway)
  • Padma Lakshmi, Tom Colicchio (Top Chef)
  • Ryan Seacrest (American Idol)

Outros prêmios:

  • Atriz convidada em série cômica: Tina Fey, Saturday Night Live
  • Ator convidado em série cômica: Justin Timberlake, Saturday Night Live
  • Roteiro de série cômica: Matt Hubbard, 30 Rock ("Reunion")
  • Direção em série cômica: Jeffrey Blitz, The Office
  • Direção em minissérie, telefilme ou especial: Dearbhla Walsh, Little Dorrit
  • Roteiro em minissérie, telefilme ou especial: Andrew Davies, Little Dorrit
  • Direção de série de variedades, musical ou humorística: American Idol
  • Série de variedades, musical ou humorística: The Daily Show With Jon Stewart
  • Roteiro de série de variedades, musical ou humorística: The Daily Show With Jon Stewart
  • Canção original: Tema da abertura do 81o. Oscar
  • Roteiro de série dramática: Mad Men
  • Direção em série dramática: Rod Holcomb, E.R.
  • Ator convidado em série dramática: Michael J. Fox, Rescue Me
  • Atriz convidada em série dramática: Ellen Burstyn, Law & Order: Special Victims Unit

A festa aconteceu dia 20 de setembro, com apresentação do ator Neil Patrick Harris.

fonte: omelete

Dois países anunciam concorrentes a Filme Estrangeiro


Finlândia e África do Sul anunciaram quais filmes serão postulantes a uma das cinco vagas à indicação de Melhor Filme Estrangeiro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (2010).

A comédia White Wedding (casamento branco) foi escolhido para ser o representante da África do Sul. Dirigido por Jann Turner, o filme fala de um empregado e um patrão que se perdem uma viagem na busca do professor de inglês.

Já o candidato finlandês é Postia pappi Jaakobille (cartas ao pai Jacob), de Klaus Haro, que conta a história de uma assassina que tem de servir a um pastor cego.

fonte: cineclik

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Salve Geral é o escolhido brasileiro para indicação à estatueta do Oscar 2010


Salve Geral, que chega aos cinemas em 2 de outubro, foi o escolhido para ser o representante brasileiro a tentar uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

O longa de Sérgio Rezende (Zuzu Angel), que relembra o dia em que o PCC (Primeiro Comando da Capital) parou a cidade de São Paulo, foi escolhido por uma comissão formada pelo crítico Carlos Alberto Mattos, pelo produtor Beto Rodrigues, pela pesquisadora Ivana Bentes, pelo diretor Carlos Gerbase e pelo exibidor Luiz Gonzaga de Lucca.

O Cineclick conversou com o diretor sobre a escolha de seu filme e justificou o fato de se dedicar a filmes inspirados em personagens ou fatos reais. “Filme é filme, mas desde que o cinema foi inventado que os filmes falam de seus países. Para citar apenas dois exemplos: Eisenstein, com "Encouraçado Potenkim" e "Alexandre Nevsky", e D.W. Griffith, com "O Nascimento de Uma Nação”.

Salve Geral venceu outros nove candidatos, entre eles o inédito Besouro, o drama Jean Charles, o alegórico A Festa da Menina Morta e o acelerado Se Nada Mais Der Certo. O indicado conta com Andréa Beltrão (Verônica) como protagonista Lúcia, uma professora de piano que tenta tirar o filho adolescente Rafael (Lee Thalor) da cadeia.

O diretor Sérgio Rezende tem se especializado em dirigir filmes baseados em fatos ou personagens reais. Na sua filmografia estão Zuzu Angel, a pioneira estilista brasileira assassinada pela ditadura, Guerra de Canudos (sobre os episódios imortalizados por Euclides da Cunha) e Mauá - O Imperador do Brasil.

Para a edição 2009, o indicado brasileiro foi Última Parada 174, que não passou para a última fase com os cinco indicados à estatueta, que foi surpreendentemente vencida pelo japonês A Partida.

Os indicados à 82ª edição do Oscar serão anunciados em 2 de fevereiro de 2010; a entrega dos prêmios da Academia ocorrem no dia 7 de março de 2010, no Kodak Theatre, em Los Angeles, com transmissão ao vivo para 200 países.

fonte: cineclik

Atom Egoyan e Bastardos Inglórios abrem Festival de San Sebastian


Começa nesta sexta-feira (18/09) a 57ª edição do Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha. O evento ocorre até o dia 26.

O egípcio Atom Egoyan, que passou pelo Festival do Rio de 2008 com Adoration, vai abrir San Sebastian com Chloe, que será exibido às 20h. Logo em seguida, Bastardos Inglórios será exibido, inaugurando a mostra Zabaltegi-Perlas.

A edição do festival divulgou que já foram vendidos 65 mil ingressos para exibições nos quatro primeiros dias. Na mostra competitiva, o festival recebe nomes respeitados no cenário internacional, como Juan José Campanella, que concorreu ao Oscar de Filme Estrangeiro com O Filho da Noiva. Em San Sebastian, ele apresesenta El Secreto de Sus Ojos.

Também está na briga pela Concha de Ouro Los Condenados -- foto, do catalão Isaki Lacuesta (Cravan vs Cravan). Fora de competição o destaque é El Baile de La Victoria, de Fernando Trueba (ganhador do Oscar por Sedução), protagonizado por Ricardo Darin.

O Festival de San Sebastian também realiza a mostra paralela Zabaltegi-Perlas, que reúne longas premiados em festivais internacionais, mas que ainda não estrearam na Espanha. Produções como The Limits of Control, de Jim Jarmush (Flores Partidas), Precious, longa vencedor de Sundance, Un Prophète, candidato francês ao Oscar e vencedor do Grande Prêmio do Júri de Cannes, estão na programação.

fonte: cineclik

Festival de Toronto frustra mercado, mas revela apostas ao Oscar


O festival de Toronto deste ano fecha as cortinas neste fim de semana após 10 dias de tapete vermelho e estreias, com poucos acordos de distribuição de filmes, mas algumas boas apostas para o Oscar.

Executivos, esperando sinais de que o cinema independente esteja pronto para emergir de quase dois anos de crise, tiveram pouco para comemorar. Eles mal conseguiram um punhado de acordos de distribuição em um festival que começou com mais de 100 títulos disponíveis.

"Eu esperava um mercado lento, mas acho que me surpreendi. Eu pensava que teríamos um pouco mais de negócios fechados agora", disse Steven Beer, advogado da Greenberg Traurig.

Filmes como "Suck", com vampiros e rock'n roll, e a produção de Woody Harrelson sobre super-heróis "Defendor" estavam entre as exceções que encontraram distribuidoras.

Ainda que as receitas de bilheteria tenham avançado em relação ao ano passado, o setor de cinema independente tem sofrido com a queda nas vendas de DVDs e a redução das fontes de financiamento.

Também há incertezas sobre como os downloads e os filmes por demanda na televisão afetarão as receitas futuras.

"É uma mudança permanente", disse Beer. "O custo da distribuição de filmes continua a subir, então o fator de risco é tão considerável que o setor se tornou muito conservador."

Colocado bem antes da temporada do Oscar de Hollywood, o festival de Toronto já favoreceu no passado pequenas produções como "Quem Quer ser um Milionário" e "O Lutador", que conseguiram indicações e prêmios no Oscar.

As apostas se concentraram neste ano sobre o filme "Precious: Based on the Novel 'Push', by Sapphire", sobre uma adolescente com problemas que cresce no Harlem. O filme tem o apoio de Oprah Winfrey.

Outros que reuniram atenções foram a animação "Up - Altas Aventuras", de Jason Reitman, "Get Low", de Robert Duvall, e "The Men who Stare at Goats", de George Clooney.

fonte: Reuters / uol cinema

França e Alemanha escolhem representantes para o Oscar 2010

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2009, o drama francês Un Prophète, foi escolhido para representar a França na busca de uma das cinco vagas ao Oscar de Filme em Língua Estrangeira.

Dirigido pelo veterano cineastra francês Jacques Audiard, de 57 anos, o filme retrata máfias e escolas do crime dentro de uma grande prisão. Na trama, um jovem árabe é enviado para um prisão francesa onde se torna um chefão da máfia. Audiard venceu o BAFTA de Filme Estrangeiro com De Tanto Bater, Meu Coração Parou (De battre mon coeur s'est arrêté, de 2005).

A França foi finalista ao Oscar 2009 com Entre Os Muros da Escola (Entre Les Murs), de Laurent Cantet e seu representante de 2008, Persepolis, foi esnobado na categoria de Filme Estrangeiro mas acabou sendo indicado a Melhor Animação.

O vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2009, The White Ribbon (Das Weisse Band), também foi escolhido para concorrer a uma das vagas. O longa dirigido e roteirizado pelo renomado Michael Haneke representará a Alemanha.

fonte: cineplayers

Filme Paraguaio vence Jornada da Bahia

O filme paraguaio “Karai Norte”, de Marcelo Martinessi, foi o grande vencedor da36ª. Jornada de Cinema da Bahia. Ganhou um Tatu de Ouro e um quadro do artista plástico Juarez Paraíso, intérprete do bedel "Pedro Arcanjo", em "Tenda dos Milagres", de Nelson Pereira dos Santos.

O curta paraguaio ganhou mais cinco troféus Tatu (melhor ficção, melhor atriz, para Lídia de Cueva, melhor direção, roteiro e som). E, ao disputar com o melhor documentário, o brasileiro “Minami em Close-Up – A Boca em Revista”, de Thiago Mendonça, e com a melhor animação, o espanhol “Like Crude Oil”, o Prêmio Glauber Rocha, sagrou-se o grande vencedor.


“Karai Norte” é falado em guarani e conta história de uma velha índia, que vive em lugar perdido. Um dia, ela recebe a visita de um desconhecido. Ele pede comida. Ela oferece o pouco alimento de que dispunha. E conta ao forasteiro que haviam roubado dela um machado, um lampião e suas poucas roupas. O desfecho é surpreendente.


O filme de Marcelo Martinessi foi patrocinado pela Petrobrás, que promoveu dois editais na América Hispânica: um na Bolívia, outro no Paraguai. “Karai Norte” integrou a seleção oficial de curtas do Festival de Berlim e venceu a Jornada, por unanimidade. No júri contou com três integrantes internacionais -- o alemão Berthold Zilly, da Universidade Livre de Berlim, Aniello Avella, da Universidade de Roma, o cineasta português Rui Goulart -- e dois professores universitários brasileiros Malu Fontes (da Bahia) e Pedro Vicente (do Acre).


O melhor vídeo da Jornada foi escolhido pelo cineasta moçambicano, Camilo Souza, pelo italiano Pierfrancesco Cantarella, pelo cubano Carlos Medina, e pelos brasileiros Carolina Paiva (diretora de “Genival Lacerda, o Rei da Munganga”) e Lazaro Faria ("Mães da Bahia"). O filme que fez jus ao Prêmio Walter da Silveira, o principal na categoria, foi “ Vozes”, do brasileiro Luis Nachibin. Documentário com 51 minutos de duração, “Vozes” registra programa de rádio que permite a pessoas seqüestradas que ouçam, do cativeiro, a voz de seus familiares. O melhor documentário em vídeo foi “Bolívia em Pé”, de do espanhol Unai Aranzadi. O filme ganhou, além do Trofeu Tatu de Ouro, um quadro do artista plástico baiano, Edvaldo Gatto.


EUCLIDES DA CUNHA - A Jornada da Bahia dedicou sua trigésima-sexta edição ao Centenário de Euclides da Cunha. O autor de "Os Sertões" foi lembrado em seminário que contou com palestras substantivas do alemão Berthold Zilly, tradutor de "Os Sertões" para a língua de Goethe; do geólogo e reitor da Universidade de Feira de Santa, José Carlos Barreto de Santana, e dos pesquisadores Luitigarde Cavalcanti, Regina Abreu e Manoel Neto. A Guerra de Canudos e a vida de Euclides, assassinado tragicamente em 15 de agosto de 1909, foram lembrados com mostra de filmes (que reuniu a maior parte das 30 produções realizadas sobre o assunto e levantados pelo pesquisador Antônio Olavo no site www.portifolium.com.br) e quatro exposições de artes plásticas e fotografias: A Guerra nos Sertões de Canudos, de Tripoli Gaudenzi (Galeria do ICBA); A Bahia que Euclides Viu (antes de embarcar para a região de Canudos), no MAB (Museu de Arte da Bahia), O Sertão de Canudos, com fotos de Antenor Júnior (no Centro Euclides da Cunha), e Diálogo com os Sertões, na Caixa Cultural . Os artistas Fábio Paes e Gereba fizeram os shows musicais de abertura e encerramento da Jornada, cantando o repertório dos discos que dedicaram aos sertões de Canudos.



LISTA DOS PREMIADOS:


Prêmio Glauber Rocha

Melhor Filme: Karai Norte, de Marcelo Martinessi (Paraguai)


Prêmio Walter da Silveira:

Melhor vídeo: “ Vozes”, de Luis Nachibin (Brasil)


Tatus de Ouro

Melhor documentário: Minami em Close Up – A Boca em Revista, de Thiago Mendonça.

Tatu de Ouro para o Melhor Filme de Ficção: Karai Norte, de Marcelo Martinessi

Tatu de Ouro para o Melhor Filme de Animação/Experimental: Like Crude Oil, de Daniel Pardo.

Tatu de Ouro para Melhor Filme ibero-americano sobre a América Latina: On the Line, de Jon Garaño.


Tatus de Prata

Melhor Direção: Marcelo Martinessi, por Karai Norte

Melhor Roteiro: Marcelo Martinessi, por Karai Norte

Melhor Fotografia: Marcio Camara, por Torpedo

Melhor Montagem: . Lucas Scavino, por Un Vaso de Soda

Melhor Som: Martin Grignaschi, por Karai Norte

Melhor Música: Zeca Loureiro, por Minami em Close-up

Melhor Ator: Fele Martinez, por Di me que yo

Melhor Atriz: Lidia De Cuevas, por Karai Norte


Prêmio CTAV de mixagem para o melhor filme de curta metragem de ficção:

Nuvens, de Daniel Grinspum

Premio Diomedes Gramacho, melhor produção baiana da Jornada para

Leonel Mattos a 24 Quadros por Segundo, de Tuna Espinheira

O Júri, por unanimidade, decidiu conceder menções honrosas para:

Teresa, filme de Paula Szutan e Renata Terra

Terapia, de Nuria Verde

Nadiézia Apolinário, atriz infantil, pelo desempenho no filme Pode me chamar de Nadí, de Déo Cardoso


VIDEOS

Os componentes do Júri de Vídeo: Carolina Paiva, Pierfrancesco Cantarella, Carlos Medina, Lazaro Faria e Camilo de Sousa, decidiram por unanimidade:

Foram concedidas as seguintes Menções Honrosas:

  • · A Terra a gastar, de Cássia Mary Itmoto/ Celina Kurihara; por sua mensagem ecológica.
  • · Pablo Se Foy / Pablo is gone, de Paula Perez - Colombia: pela formação de um novo olhar das crianças.
  • · Enfim Dois, de Thiago Vieira - Brasil: pela qualidade da linguagem cinematográfica.
  • · La Moneda, de Pedro Dantas – Chile/ Brasil; por conter informações necessárias à soberania latina americana e de importância ao meio ambiente.

Não foi premiado o melhor vídeo de longa metragem, e o melhor vídeo não-ibero americano, por não haver nenhuma obra nessa categoria. Portanto, criou-se o Prêmio Especial do Júri; premiando o vídeo Madre de Plaza de Mayo, Memória, Verdade, Justiça; de Carlos Pronzato – Brasil/ Argentina; por manter viva a memória de uma ferida ainda aberta na América Latina.

Prêmio BNB para o melhor filme da Jornada, com temática nordestina: Bode Rei, Cabra Rainha, de Helena Tassara - Brasil.

Prêmio BNB para o melhor curta metragem nordestino: Reconvexo, Wolney Menezes e Jhony Guimarães - Brasil .

Melhor Vídeo Animação: Como Comer um Elefante, Jansen Raveira - Brasil.

Melhor Vídeo Ficção: Igual, de Hugo Martinelli - Brasil.

Melhor Vídeo Documentário: Bolívia en Pie, Unai Aranzadi - Espanha.

Melhor Vídeo da Jornada – Prêmio Walter da Silveira: Vozes, de Luis Nachibin - Brasil; por estar na temática do festival, por sua eficaz linguagem cinematográfica e pela maneira que a obra mostra o respeito pela vida humana.


PREMIO OCIC/SIGNIS:

O júri OCIC/Signs constituído por Angeluccia Bernardes Habert, Heliana Barros e Pe. Reginaldo Pessanha decidiu conceder o Troféu Jangada

ao filme Teresa, de Paula Szutan e Renata Terra


fonte: revista de cinema online

Dois filmes do Brasil serão financiados em projeto da Comissão Europeia

A Comissão Europeia anunciou hoje uma ajuda de 5 milhões de euros para financiar 40 projetos de cinema em que serão beneficiadas produções latino-americanas, entre estas duas brasileiras.

Um deles é uma parceira com uma fundação espanhola e a outra é uma atividade de cooperação entre o Brasil e o Uruguai, ambas vão receber 80 mil euros.

Bruxelas espera que o financiamento contribua para consolidar as relações culturais e comerciais entre o cinema europeu e o de países de fora da União Europeia (UE), revelou a Comissão em comunicado.

O financiamento será realizado por intermédio do programa Mídia Internacional, uma iniciativa com duração de três anos (2008-2010).

A Comissão afirma que em comparação com o ano passado os fundos e o número de projetos selecionados dobraram.

Dos 40 projetos selecionados, 23 serão programas de formação, nos quais vão participar profissionais europeus e do resto do mundo com o objetivo de aprofundar as condições de funcionamento, os marcos jurídicos e o financiamento dos mercados audiovisuais.

A UE vai financiar ainda quatro projetos de distribuição de filmes.

Além disso, a UE apoiará com 900.000 euros a "Europa Cinemas", uma rede de 342 cinemas na Europa e 183 nos demais países, com projeção de filmes europeus, mediterrâneos, asiáticos e latino-americanos. No Brasil, existem 28 salas.

Por último, a Mídia Internacional vai ajudar dois projetos dirigidos a aumentar o público potencial de filmes estrangeiros.

Ao todo, a CE recebeu 95 solicitações. Os recursos são destinados para execução, promoção, distribuição e projeção dos filmes.

fonte: EFE / uol cinema

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Inscrições para o 42ª Festival de Brasília terminam dia 30 de setembro


Termina no dia 30 de setembro o prazo para as inscrições da mostra competitiva do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizado entre os dias 17 e 24 de novembro deste ano. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e no site do festival.

Além da já tradicional mostra competitiva em 35mm, uma das novidades do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é a criação da mostra competitiva digital, que substitui a competição em 16mm e que será composta somente por filmes brasileiros de curta metragem, de até 20 minutos, captados em 8mm, 16mm ou em vídeo digital (resolução 720x480 pixels), finalizados em BetaSP (analógico) e concluídos a partir de outubro de 2008.

Serão selecionados filmes de curta metragem digital, inéditos no Distrito Federal, na televisão, na Internet e preferencialmente inéditos no país, sendo que a duração do conjunto desses filmes não poderá ultrapassar 360 minutos.

A mostra competitiva dos filmes em 35mm será composta por seis filmes de longa-metragem em 35mm, inéditos no Distrito Federal, preferencialmente inéditos no país e que não tenham obtido o prêmio de melhor filme do júri oficial em festival nacional. Serão selecionados até doze filmes de curta ou média metragem 35mm, inéditos no Distrito Federal e preferencialmente inéditos no país.

Este ano, o festival amplia a premiação em algumas categorias. Um total de R$ 470 mil em prêmios será conferido aos vencedores, sendo R$ 220 mil para longas-metragens em 35mm; R$ 70 mil para curtas ou médias-metragens em 35mm; e R$ 65 mil para os curtas em formato digital. O Júri Popular premiará dois títulos em 35mm, sendo um de R$ 30 mil para o melhor longa-metragem e um de R$ 20 mil ao melhor curta ou média-metragem. O prêmio da Câmara Legislativa, destinado a produções do Distrito Federal, distribuirá R$ 65 mil, sendo R$ 50 mil para longa-metragem, R$ 10 mil para curta em 35mm e R$ 5 mil para um curta digital.

fonte: cineclik

'Antônia', de Tata Amaral, concorre no Festival de Helsinque


O filme brasileiro "Antônia" está entre as 141 obras selecionadas para o Festival Internacional de Cinema de Helsinque, na Finlândia, que começa nesta quinta-feira (17) e se estende pelos próximos 11 dias.

Dirigido pela diretora Tatá Amaral, o longa-metragem 'Antônia', conta a trajetória de quatro amigas de infância que moram na periferia de São Paulo e formam o conjunto de hip hop feminino que dá nome ao filme.

Preta (Negra Li), Barbarah (Leila Moreno), Mayah (Quelynah) e Lena (Cindy) lidam com a violência da região onde vivem e o machismo dentro da cena musical, enquanto tentam o sucesso. O filme deu origem a uma minissérie homônima que foi ao ar pela TV Globo.

A 22ª edição do Festival de Helsinque, terá a participação de filmes de 42 países.

fonte: g1 cinema

Mostra de Cinema Nordestino vai exibir 70 filmes em SP

Durante os próximos dias serão exibidos 70 filmes de sete Estados do Nordeste. Entre os destaques estão "Câmara Viajante", que trata do universo e do ofício dos fotógrafos populares que atuam nas festas, feiras e romarias do interior nordestino; "Calango Lengo Morte e Vida Sem Ver Água", uma animação sobre a sobrevivência durante a seca do Nordeste; e "Árido Movie", que tem no elenco nomes como Matheus Nachtergaele, Giulia Gam e Selton Mello.

Também será lançado durante a mostra o livro "Documentário Nordestino", da cineasta e escritora piauiense Karla Holanda. Haverá ainda a presença do Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira (Nuca), da Universidade Federal do Ceará. Eles trarão 26 obras que utilizam diversas técnicas de animação. Antes das sessões, André Dias, diretor e representante do Nuca, vai comentar os curtas exibidos. "Pernambuco, Ceará e Bahia já são pólos de produção de animações. O Nordeste está bem servido", diz Katia.

Mostra Paulista de Cinema Nordestino. Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. Tel. (011) 3383-3402. Grátis. 16 anos. Retirar ingressos uma hora antes. Inf: www.centrocultural.sp.gov.br

fonte: yahoo cinema

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Festival do Rio divulga lista parcial da sua seleção internacional


O Festival do Rio abre no dia 24 de setembro a sua 11º edição com a exibição de Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee. Ao todo serão mais de 300 filmes de 60 países, exibidos em 40 locais, entre salas de cinema e parques da cidade, desde os premiados e inéditos de diretores consagrados, como: Abraços Partidos, de Pedro Almodovar; Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino; e The White Ribbon, de Michael Haneke.

Foi divulgada a primeira lista com alguns títulos que serão exibidos no Festival do Rio deste ano, que começa no dia 24 e vai até 8 de outubro. Além de Quentin Tarantino, o premiado diretor argentino Juan José Campanella e as francesas Jeanne Moreau e Agnes Varda confirmaram presença no Festival.

O Festival não se esquece das comemorações do ano da França no Brasil, e homenageia o cinema francês com 4 mostras: a Homenagem a ARTE, dedicada a um dos maiores canais de televisão da França; uma comemoração dos 50 anos do herói gaulês Asterix; uma homenagem à atriz Jeanne Moreau e uma mostra especial para a atriz Isabelle Huppert.

Panorama do Cinema Mundial

- London River, de Rachid Bouchareb (França)
- Corações em Conflito (Mammoth), de Lukas Moodysson (Suécia)
- Ricky, de François Ozon (França)
- Doce Perfume (Tatarak), de Andrzej Wajda (Polônia)
- It Might Get Loud, de Davis Guggenheim (Estados Unidos)
- Singularidades de Uma Rapariga Loura, de Manoel de Oliveira (Portugal)
- Barba Azul (Barbe Bleue), de Catherine Breillat (França)
- A Doutrina de Choque (The Shock Doctrine), de Michael Winterbottom, Mat Whitecross (Reino Unido)
- The White Ribbon, de Michael Haneke (Alemanha)
- A Casa Nucingen (La Maison Nucingen), de Raoul Ruiz (França)
- 35 Doses de Rum (35 Rhums), de Claire Denis (França)
- O Maravilhoso Mundo Da Lavanderia (Die Wundersame Welt der Waschkraft), de Hans-Christian Schmid (Alemanha)
- Mother (Madeo), de Bong Joon-ho (Coréia do Sul)
- Amália, de Carlos Coelho da Silva (Portugal)
- As praias de Agnes (Les Plages d’Agnès), de Agnès Varda (França)
- Maradona (Maradona by Kusturica), de Emir Kusturica (Espanha)
- Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds), de Quentin Tarantino (EUA)
- Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos), de Pedro Almodóvar (Espanha)
- Distante Nós Vamos (Away We Go), de Sam Mendes (EUA)
- Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel), de Anne Fontaine (França)
- (500) Dias com ela ((500) Days of Summer), de Marc Webb (EUA)
- Fais-moi Plaisir, de Emmanuel Mouret (França)
- Les Herbes Folles, de Alain Resnais (França)
- Aconteceu em Woodstock (Taking Woodstock), de Ang Lee (EUA)
- Brilho de Uma Paixão (Bright Star), de Jane Campion (Reino Unido)
- A Batalha dos 3 Reinos (Chi Bi), de John Woo (China)
- O Desinformante! (The informant!), de Steven Soderbergh (EUA)
- Nova York, Eu Te Amo (New York, I Love You), de Mira Nair, Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shekhar Kapur, Shunji Iwai, Joshua Marston, Natalie Portman, Brett Ratner, Wen Jiang, Randall Balsmeyer (França)
- Viagem aos Pireneus (Le Voyage aux Pyrénées), de Jean-Marie, Arnaud Larrieu (França)
- Julie & Julia, de Nora Ephron (Estados Unidos)
- Parada, de Marco Pontecorvo (Itália)
- Che 2 - A Guerrilha (Che: Part Two), de Steven Soderbergh (Espanha)
- Mais Tarde, Você Vai Entender... (Plus tard, tu comprendras...), de Amos Gitaï (França)

Expectativa 2009

- Só quero caminhar (Sólo Quiero Caminar), de Augustín Díaz Yanes (México)
- DongBei, DongBei - Uma Chinesa Do Norte (Dongbei), de Zou Peng (China)
- Tandoori Love - Um Romance À Indiana (Tandoori Love), de Oliver Paulus (Suíça)
- Seraphine, de Martin Provost (França)
- A Terceira Parte Do Mundo (La Troisième Partie Du Monde), de Eric Forestier (França)
- Porco Cego Quer Voar (Babi Buta Yang Ingin Terbang), de Edwin (Indonésia)
- Águas Turvas (De Usynlige), de Erik Poppe (Noruega)
- O Poder do Soul (Soul Power), de Jeffrey Levy-Hinte (Estados Unidos)
- Piquenique (Pescuit Sportiv), de Adrian Sitaru (Romênia)
- Yang Yang, de Cheng Yu-Chieh (China)
- A Pequenina (La Pivellina), de Tizza Covi, Rainer Frimmel (Áustria)
- Retorno a Hansala, de Chus Gutierrez (Espanha)
- Nada Pessoal (Rien de Personnel), de Mathias Gokalp (França)
- Uma Vida Nova Em Folha (Une Vie Toute Neuve), de Ounie Lecomte (França)
- Eu Matei A Minha Mãe (J'ai tué ma mère), de Xavier Dolan (Canadá)
- Jaffa, de Keren Yedaya (França)
- O Dia Da Transa (Humpday), de Lynn Shelton (EUA)
- Ramata, de Léandre-Alain Baker (Senegal)
- O Pai Dos Meus Filhos (Le père de mes enfants), de Mia Hansen-Love (Alemanha)
- Coco, de Gad Elmaleh (França)
- A Siciliana Rebelde (La Siciliana Ribelle), de Marco Amenta (Itália)
- 27 Cenas sobre Jorgen Leth, de Amir Labaki (Brasil)

O Brasil do Outro

- Rio Breaks, de Justin Mitchell (EUA)
- Sergio, de Greg Barker (EUA)
- Só Quando Eu Danço (Only When I Dance), de Beadie Finzi (Reino Unido)
- O Areal, de Sebastian Sepulveda (Chile)
- Dançando com o diabo (Dancing with the Devil), de Jon Blair (Reino Unido)
- I Am Happy, de Soraya Umewaka (Japão)
- Parajuru (Une semaine a Parajuru), de José Huerta (Brasil)
- Os Gracies e o Nascimento do Vale Tudo (The Gracies and the Birth of Vale Tudo), de Victor Cesar Bota (Brasil)
- Trópico da Saudade, Claude Lévi-Strauss e a Amazônia (Claude Lévi-Strauss, auprès de l'Amazonie), de Marcelo Fortaleza Flores (França)

Geração

- Quem tem medo do lobo? (Kdopak by se vlka Bál), de Maria Procházková (República Tcheca)
- Eu Sei Que Você Sabe (I Know You Know), de Justin Kerrigan (Reino Unido)
- O Lar Das Borboletas Escuras (Tummien Perhosten Koti), de Dome Karukoski (Finlândia)
- Cadê meu irmão? (Mein Bruder ist ein Hund), de Peter Timm (Alemanha)
- Somos Todos Diferentes (Taare Zameen Par), de Aamir Khan (Índia)
- Valo, de Kaija Juurikkala (Finlândia)
- As Aventuras de Gui & Estopa (The Adventures of Gui & Estopa), de Mariana Caltabiano (Brasil)

Premiére Latina

- A Próxima Estação (La próxima estación), de Fernando E. Solanas (Argentina)
- O Segredo Dos Seus Olhos (El Secreto De Sus Ojos), de Juan José Campanella (Argentina)
- Cinco dias sem Nora (Cinco Días sin Nora), de Mariana Chenillo (México)
- Deuses (Dioses), de Josue Mendez (Peru)
- A Criada (La Nana), de Sebastian Silva (Chile)
- Histórias Extraordinárias (Historias extraordinarias), de Mariano Llinás (Argentina)
- Arranca-me a Vida (Arráncame la vida), de Roberto Sneider (México)
- Um Namorado para Minha Esposa (Un Novio Para Mi Mujer), de Juan Taratuto (Argentina)
- As Viagens Do Vento (Los Viajes del Viento), de Ciro Guerra (Colômbia)
- Navidad, de Sebastian Lelio (Chile)
- Chuva (Lluvia), de Paula Hérnandez (Argentina)
- Luisa, de Gonzalo Calzada (Argentina)
- A Beleza Da Luta (Lo Bello de la Pelea), de John Urbano (EUA)
- O presente de Pachamama (El Regalo de la Pachamama), de Toshifumi Matsushita (Japão)
- Boogie (Boogie, El Aceitoso), de Gustavo Cova (Argentina) (animação)

Isabelle Huppert

- A Comédia do Poder (L'ivresse du pouvoir), de Claude Chabrol (França)
- 8 Mulheres (8 Femmes), de François Ozon (França)
- Um amor tão fácil (La Dentellière), de Claude Goretta (França)
- Mulheres diabólicas (La Cérémonie), de Claude Chabrol (França)
- A Separação (La Séparation), de Christian Vincent (França)
- Entre nós (Coup de foudre), de Diane Kurys (França)
- A Lei De Quem Tem Poder (Coup de Torchon), de Bertrand Tavernier (França)

Imagens da Turquia

- Mommo, de Atalay Tasdiken (Turquia)
- O Mercado (Pazar - Bir ticaret masali), de Ben Hopkins (Turquia)
- A Caixa de Pandora (Pandora'nin Kutusu), de Yesim Ustaoglu (Turquia)
- Leite (Süt), de Semih Kaplano lu (Turquia)
- Meu Raio De Sol (Hayat Va), de Reha Erdem (Turquia)
- 10 para as 11 (11' e 10 Kala), de Pelin Esmer (Turquia)

Mundo Gay

- Ander, de Roberto Castón (Espanha)
- O Fim do Amor (The End of Love), de Simon Chung (Hong Kong)
- An Englishman in New York, de Richard Laxton (Reino Unido)
- Árvores com Figos (Fig Trees), de John Greyson (Canadá)
- Fantasma (Ghosted), de Monika Treut (Alemanha)
- Os Tempos de Harvey Milk (The Times of Harvey Milk), de Rob Epstein (EUA)
- Sinos Silenciosos (Wu Sheng Feng Ling), de Kit Hung (Suíça)
- Morrer Como Um Homem, de João Pedro Rodrigues (Portugal)
- Fúria (Outrage), de Kirby Dick (Estados Unidos)
- Boy, de Auraeus Solito (Filipinas)
- Homens, de Lucia Caus e Bertrand Lira (Brasil)
- Depois de Tudo, de Rafael Saar (Brasil)

Midnight Movies

- Human Zoo, de Rie Rasmussen (França)
- Os Yes Men Consertam o Mundo (The Yes Men Fix the World), de Andy Bichlbaum, Mike Bonanno, Kurt Engfehr (EUA)
- Sede de Sangue (Bak-Jwi), de Park Chan-wook (Coréia do Sul)
- Vogue - A Edição De Setembro (The September Issue), de R.J. Cutler (EUA)
- Big River Man, de John Maringouin (EUA)
- Black Dynamite, de Scott Sanders (EUA)
- Uma Moda Transgressora (Ein Traum In Erdbeerfolie), de Marco Wilms (Alemanha)
- O Clone Volta Para Casa (Kuron Wa Kokyo Wo Mezasu), de Kanji Nakajima (Japão)
- Tyson, de James Toback (EUA)
- Hair India, de Raffaele Brunetti, Marco Leopardi (Itália)
- A Town Called Panic (Panique au Village), de Stéphane Aubier, Vincent Patar (Bélgica)
- Amargo (Amer), de Hélène Cattet, Bruno Forzani (Bélgica)
- Em Busca do Paraíso (Heaven Wants Out), de Robert Feinberg (EUA)
- Além do Jogo (Beyond the Game), de Jos de Putter (Holanda)
- O Rei Da Fuga (Le roi de l’evasion), de Alain Guiraudie (França)
- American Boy: o retrato de Steven Prince (American Boy: A Profile of Steven Prince), de Martin Scorsese (EUA)
- American Prince, de Tommy Pallotta (EUA)
- A Gruta, de Filipe Gontijo (Brasil)
- When You're Strange, de Tom DiCillo (EUA)
- Matadores de Vampiras Lésbicas (Lesbian Vampire Killers), de Phil Claydon (Reino Unido)
- The Chaser (Choo Gyeok Ja), de Hong-jin Na (Coréia do Sul)

Dox

- 211: Anna, de Giovanna Massimetti, Paolo Serbandini (Itália)
- Teto de vidro (The Glass House), de Hamid Rahmanian (Irã)
- Nollywood Babilônia (Nollywood Babylon), de Ben Addelman, Samir Mallal (Canadá)
- Os Sonhos Sobrevivem Ao Poder? (Le Pouvoir détruit-il le rêve?), de Jihan El-Tahri (Egito)
- Amor, Sexo e Mobilete (Amour, sexe et mobylette), de Maria Silvia Bazzoli, Christian Lelong (França)
- A China Continua Distante (China Is Still Far), de Malek Bensmail (França)
- Rip: Um Manifesto Remixado (Rip: A remix manifesto), de Brett Gaylor (Canadá)
- American Casino, de Leslie Cockburn (EUA)
- Teatro de Guerra (Theater of War), de John Walter (EUA)
- O Cerco Neoliberal (L'Encerclement – La démocratie dans les rets du néolibéralisme), de Richard Brouillette (Canadá)

Fronteiras

- Por um instante, a liberdade (Pour un instant, la liberte), de Arash T. Riahi (França)
- Rachel, de Simone Bitton (França)
- A Madrugada do Mundo (L'aube du monde), de Abbas Fahdel (França)
- Teza, de Haile Gerima (Etiópia)
- A Batalha para o Tribunal (The Reckoning), de Pamela Yates (EUA)
- Fixer: O Sequestro De Ajmal Naqshbandi (Fixer: The Taking of Ajmal Naqshbandi), de Ian Olds (EUA)
- Lentes abertas: Iraque (Our emotions take the pictures: Open Shutters Iraq), de Maysoon Pachachi (Reino Unido)
- O Menino e o Cavalo (The Horse Boy), de Michel Orion Scott (EUA)
- Sussurros ao Vento (Sirta la gal ba), de Shahram Alidi (Iraque)
- O Fogo Sob a Neve (Fire Under the Snow), de Makoto Sasa (EUA)
- Estado de Emergência (Living in Emergency), de Mark N. Hopkins (EUA)
- Playground (Playground / Playground), de Libby Spears (EUA)

Meio Ambiente

- Pelo amor à água (Flow: For Love of Water), de Irena Salina (EUA)
- Nossos filhos nos acusarão (Nos enfants nous accuseront), de Jean Paul Jaud (França)
- Petróleo bruto (Crude), de Joe Berlinger (EUA)
- Vamos Ganhar Dinheiro (Let's Make Money), de Erwin Wagenhofer (Áustria)
- No Impact Man, de Laura Gabbert, Justin Schein (EUA)
- Plastic Planet, de Werner Boote (Áustria)
- Katanga Business, de Thierry Michel (França)
- Roleta da fortuna (Good Fortune), de Landon Van Soest (EUA)

Mostra Geração

- Quem tem medo do lobo? (Kdopak by se vlka Bál), de Maria Procházková (República Tcheca)
- Eu Sei Que Você Sabe (I Know You Know), de Justin Kerrigan (Reino Unido)
- O Lar Das Borboletas Escuras (Tummien Perhosten Koti), de Dome Karukoski (Finlândia)
- Cadê meu irmão? (Mein Bruder ist ein Hund), de Peter Timm (Alemanha)
- Somos Todos Diferentes (Taare Zameen Par), de Aamir Khan (Índia)
- Valo, de Kaija Juurikkala (Finlândia)
- As aventuras de Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano (Brasil)

fonte: omelete, almanaque virtual, cineclik