quarta-feira, 15 de abril de 2009

Inscrições abertas para o Dia Internacional da Animação

Estão abertas as inscrições para o Dia Internacional da Animação, mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais.

As cidades que quiserem sediar o evento e os filmes de animação que quiserem participar da seleção oficial podem se inscrever através do site http://www.diadanimacao.com.br/.

O evento se realizará em 28 de outubro, e tem uma programação padrão em todos os locais de exibição de uma hora de curtas-metragens brasileiros e uma hora de curtas-metragens estrangeiros.

Foi nesta data em 1892 que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

No mundo, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) que lançou o “Dia Internacional da Animação” realiza atualmente o evento em mais de 51 países. Em 2009 o evento continuará a ter entrada franca em todo Brasil visando difundir e democratizar o trabalho dos animadores, criar novas platéias, divulgar o cinema de animação, tornando este dia uma grande festa de integração sócio-cultural.

Para este ano a expectativa dos organizadores é de que o Dia Internacional da Animação aconteça em mais de 300 cidades brasileiras.

fonte: revista de cinema

Nenhum comentário: