quarta-feira, 15 de abril de 2009

Vencedores do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro


Foi entregue na noite desta terça-feira (14/4), em festa de gala no Rio de Janeiro, o Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, conhecido como o "Oscar do Cinema Brasileiro", apresentado por Daniel Filho (Se Eu Fosse Você 2) e Marília Pêra (Polaróides Urbanas). Foram 27 categorias, elegendo os maiores destaques em longa e curta-metragem do cinema Brasileiro.

Repetindo a estratégia de sucesso da edição passada, o Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro também teve participação do público na escolha de duas categorias especiais: Melhor Longa-metragem de Ficção Nacional e Melhor Longa-metragem de Ficção Estrangeiro.

Estômago e Meu Nome Não é Johnny, que lideraram as indicações, ambos concorrendo em 14 categorias, levaram 5 e 6 prêmios, respectivamente.

Rodrigo Santoro (Cinturão Vermelho), Tony Ramos (Se Eu Fosse Você 2), Cauã Reymond (Divã) e Cacá Diegues (O Maior Amor do Mundo) apresentaram categorias durante a entrega do prêmio Grande Otelo.

Nelson Pereira dos Santos foi o grande homenageado da noite pela Academia de Cinema Brasileiro e recebeu o trófeu pelo ator Carlos Vereda. Ankito e Dercy Gonçalves receberam homenagens póstumas.

Confira os vencedores:

Melhor Longa-metragem de Ficção Nacional: Estômago, de Marcos Jorge
Melhor Longa-metragem Nacional pela votação do público: Estômago, de Marcos Jorge
Melhor Longa-Metragem de Ficção Estrangeiro: Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen
Melhor Longa-Metragem Estrangeiro pela votação do público: Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen
Melhor Documentário: O Mistério do Samba
Melhor Filme Infantil: Pequenas Histórias
Melhor Filme de Animação - Menção Honrosa: Garoto Cósmico
Melhor Diretor: Marcos Jorge (Estômago)
Melhor Ator: Selton Mello (Meu Nome Não é Johnny)
Melhor Atriz: Leandra Leal (Nome Próprio)
Melhor Ator: Coadjuvante: Babu Santana (Estômago)
Melhor Atriz Coadjuvante: Júlia Lemmertz (Meu Nome Não é Johnny)
Melhor Roteiro Original: Cláudia da Natividade, Fabrízio Donvito, Lusa Silvestre e Marcos Jorge (Estômago)
Melhor Roteiro Adaptado: Mariza Leão e Mauro Lima (Meu Nome Não é Johnny)
Melhor Figurino: Chega de Saudade
Melhor Maquiagem: Ensaio Sobre a Cegueira
Melhor Trilha Sonora: Os Desafinados
Melhor Trilha Sonora Original: Meu Nome Não é Johnny
Melhor Direção de Arte: Ensaio Sobre a Cegueira
Melhor Edição - Ficção: Meu Nome Não é Johnny
Melhor Edição - Documentário: O Mistério do Samba
Melhor Fotografia: Ensaio Sobre a Cegueira
Melhor Som: Meu Nome Não é Johnny
Melhores Efeitos Especiais: Ensaio Sobre a Cegueira
Melhor Curta-Metragem - Animação: Dossiê Rê Bordosa
Melhor Curta-Metragem - Documentário: Dreznica
Melhor Curta-Metragem - Ficção: Café com Leite

fonte: cineclik

Nenhum comentário: